GEF - Grupo de estudos de Fisica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

GEF - Grupo de estudos de Fisica

GEF - Grupo de estudos de Fisica
 
InícioInício  GaleriaGaleria  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 “O discreto charme das partículas elementares”

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Fabio Manzano - 2°D
Adiministrador
Adiministrador
Fabio Manzano - 2°D


Masculino Número de Mensagens : 56
Idade : 31
Localização : Sao Paulo, Brasil (dããã)
Reputação : 0
Data de inscrição : 22/06/2008

“O discreto charme das partículas elementares” Empty
MensagemAssunto: “O discreto charme das partículas elementares”   “O discreto charme das partículas elementares” Icon_minitimeSeg 10 Nov 2008, 9:20 am

Gente, lendo o Jornal hoje de manhã, me deparei com um assunto que vem muito a calhar nesse momento! No caderno variedades havia um artigo falando do especial que o Marcelo Tas (Professor Tibúrcio, Tiozinho do 'Entenderam o Porquê?', CQC) fez para a TV Cultura. Vai ao ao hoje e se chama O Discreto Charme das Partículas Elementares... LHC pessoal! Abaixo está o que estava escrito no blog do Tas:

TV Cultura: o charme das partículas elementares
Em 2005, eu ainda estava na TV Cultura, fui procurado por Maria Cristina Abdalla, cientista brasileira que havia passado alguns anos na Europa trabalhando num tal acelerador de partículas chamado CERN. Já tinha ouvido falar desse laboratório que usa um túnel circular de dezenas de quilômetros, no subsolo da fronteira Suíça-França. Mas nunca pensei que um dia na vida ia encontrar em carne e osso um dos nerds que ficam lá dentro da terra, bisbilhotando os pedacinhos dos pedacinhos que fazem as coisas ser o que são.

Cristina havia publicado um livro onde tentava contar para leigos como funciona a tal física quântica. Queria minha ajuda para fazer dele um programa de televisão. Quase fugi correndo com medo do papo de nerd que isso ia dar. Mas foi abrir a primeira página do livro- o sensacional "O Discreto Charme das Partículas Elementares"- e me apaixonei por esse assunto tão presente na vida de todos e tão desconhecido de todos nós.

As conversas com Cristina e a equipe que se criou em torno do projeto na TV Cultura começaram a ficar cada vez mais longas e fascinantes. Muitas fichar caíram. Percebi que já estamos há tempos convivendo com a física quântica no dia-a-dia mesmo sem perceber. Quando falamos no celular ou manipulamos imagens na tela de um computador ou iPod, literalmente atravessamos a matéria com o eletromagnetismo natural do corpo ajudados pelo estudo desses cientistas que vivem no universo sutil e ultra microscópico das partículas.

Mas o tempo passou, eu saí da Cultura sem ver a idéia virar realidade. Eis que no início deste ano, surge a inabalável professora com o roteiro, a equipe de TV pronta para as filmagens e um convite gentil para eu fazer uma pequena participação como ator no especial. Parabéns para a TV Cultura, que na próxima segunda-feira, seguramente se torna a primeira emissora do mundo a abordar assunto tão importante quanto desconhecido de forma precisa e divertida.


“O discreto charme das partículas elementares”
Exibição: segunda-feira (10/11), às 19h30, na TV Cultura
Duração: 52 minutos
Roteiro: Claudio Yosida e Dani Patarra
Direção: Ricardo Elias
Ass. de Direção: Joyce Abram Martirani
Produção: Lina Mauro


Atores:
Marcelo Tas – apresentador de TV
Giovanni Delgado – Rafa
Sheyla Coelho – Marina
Flávia Garrafa – professora Helena
Ivo Müller – professor Maxwell

Participações especiais:
Professora Maria Cristina Abdalla – autora do livro “O discreto charme das partículas elementares” – UNESP (Universidade Estadual Paulista)
Professor Francisco Caruso Neto – Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas do Rio de Janeiro
J. A. Helayel Neto – Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas do Rio de Janeiro

Trailer do Programa: