GEF - Grupo de estudos de Fisica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

GEF - Grupo de estudos de Fisica

GEF - Grupo de estudos de Fisica
 
InícioInício  GaleriaGaleria  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Como estudar.

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
André Thomaz Mello 3ª A
Adiministrador
Adiministrador
André Thomaz Mello 3ª A


Masculino Número de Mensagens : 150
Idade : 31
Localização : Mathland.
Emprego/lazer : Nichts.
Reputação : 7
Data de inscrição : 27/06/2008

Como estudar. Empty
MensagemAssunto: Como estudar.   Como estudar. Icon_minitimeTer 05 maio 2009, 12:31 am

Achei importante deixar uma parte do fórum dedicado ao levantamento e análise do ato de estudar.
Navegando pela internet encontrei alguns sites que demonstram e fornecem dicas sobre a maneira apropriada de se estudar. Achei interessante um vídeo encontrado no seguinte site: http://questoesconcursos.blogspot.com/, "Como estudar?". O vídeo por eles produzido chega a ser um tanto enfadonho em algumas partes e deliberada e desnecessariamente longo - apesar de belamente ilustrativo - mas a idéia principal é bem trabalhada e merce destaque.
Estarei descrevendo aqui de uma forma sucinta, um pouco desta que é, sempre foi e sempre será nossa ferramenta mais valiosa ao longo de nossa carreira acadêmica e, principalmente, vida - o estudo.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Muitas pessoas se dizem estudantes, mas na verdade desconhecem o verdadeiro sentido da palavra "estudar".

"Estudar" é ir à procura da verdade.

A sua meta deve ser:

  • aprender;

  • enchergar com os seus próprios olhos.



Quando uma pessoa estuda alguma coisa, ela chega a ter uma opnião própria sobre este assunto, não dependendo da opnião dos outros para tirar suas conclusões.



Mas afinal de contas: Como estudar?


Existem alguns macetes que podem lhe ajudar a ter sucesso no estudo.


Mas cuidado!

Você aprenderia bem nestas situações?

  • Estudar ouvindo música? (Pessoalmente, eu acredito que isto depende do gosto de cada um e do tipo de música de que estamos falando, contudo ao meu ver, de modo geral, estudar sem barulhos externos pode ser mais eficiente.)


  • Estudar vendo TV?


  • Estudar comendo?


  • Estudar deitado - o que leva à uma inevitável sonolência?



  • Estudar com distrações - como revistas e fotos?




Pois bem,

para ter sucesso no estudo, o ambiente selecionado para tal tarefa deverá ser sossegado, com boa iluminação e conter somente os materiais básicos e necessários para o estudo, de modo a não surgirem distrações.

É importante notar que uma cadeira confortável para que se possa mantar uma boa postura deve ser preferencialmente adotada.

Um item indispensável é o bom e velho dicionário.

Não se esqueça de sublinhar as partes relevantes do texto que estiver lendo.

Procure organizar suaus idéia fazendo um mapa mental do que viu até o momento, antes, durante e depois do estudo.

Produzir um resumo com os principais tópicos do que foi estudado é outro ponto a ser levado em ocnsideração ao término do ato.



Durante as aulas,

preste atenção - evite se distrair com desenhos e conversas paralelas -, tome notas - isso ajudará você a fixar as informações levantadas oralmente pelo professor, além de você conseguir se organizar melhor durante seu estudo posterior sobre o tema abordado -, e o mais importante: faça perguntas. Perguntas demonstram o interesse do aluno em realmente aprender.



E lembre-se: não estude por nota, estude para aprender!


Última edição por André Thomaz Mello 3ª A em Qua 06 maio 2009, 10:21 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
André Thomaz Mello 3ª A
Adiministrador
Adiministrador
André Thomaz Mello 3ª A


Masculino Número de Mensagens : 150
Idade : 31
Localização : Mathland.
Emprego/lazer : Nichts.
Reputação : 7
Data de inscrição : 27/06/2008

Como estudar. Empty
MensagemAssunto: Re: Como estudar.   Como estudar. Icon_minitimeTer 05 maio 2009, 8:44 pm

15 Dicas sobre Palavras Chaves

Às vezes as dificuldades residem no desconhecimento do significado de alguns verbos utilizados nas instruções das tarefas e provas.

Vamos analisar brevemente então os significados destes verbos mais utilizados:


Caracterizar - Destacar os elementos principais ou distintivos.

Comparar
- Apresentar semelhanças e diferenças.

Criticar
- Dar opnião pessoal. Tomar posição à favor ou contra.

Definir
- Dar o significado exato.

Demonstrar - Apresentar provas.

Delimitar
- Apontar aonde começa e aonde acaba.

Distinguir - Mostrar as diferenças.

Explicar
- Desenvolver para tornar compreensível.

Identificar - Dizer o que é.

Indicar- Designar alguma coisa, alguma pessoa ou uma idéia.

Interpretar
- Estabelecer o sentido.

Justificar - Dizer por que motivo.

Reescrever - Escrever denovo. (Acho que essa só entrou mesmo para completar 15 palavras...)

Relacionar
- Estabelecer ligações.

Transcrever - Copiar de um texto uma frase, uma expressão ou uma palavra.




Dicas retiradas do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=UF0XzLX_EE0&eurl=http%3A%2F%2Fquestoesconcursos.blogspot.com%2F2009_04_01_archive.html&feature=player_embedded, crédito à Fabio Bergamo Jean do Ouro Itiel Morais.
Ir para o topo Ir para baixo
Ana Beatriz - 1º C
Físico - 3 Estrelas
Físico - 3 Estrelas
Ana Beatriz - 1º C


Feminino Número de Mensagens : 92
Idade : 29
Reputação : 1
Data de inscrição : 26/02/2009

Como estudar. Empty
MensagemAssunto: Re: Como estudar.   Como estudar. Icon_minitimeQua 06 maio 2009, 8:58 pm

Muito boas as dicas !
Eu também gosto de ter um horário certo para estudar, assim me organizo melhor. Separo das 8h -10h... as vezes passo (depende do assunto) as vezes não é nescessario... e quando posso estudo a noite porque gosto. Escuto de várias pessoas ' voce é louca ' ' porque tão cedo?' ' sua NERD ' ( essa é a melho HAHAHA ) mais eu gosto, até porque eu não estudo apenas os temas '' nescessarios '' ( digo para prova ) estudo o que gosto, o que me interessa e o que me atrai.
''E lembre-se: não estude por nota, estude para aprender!'' ótima colocação!
Bom, ai vai da organização de cada um
Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Professor Anderson
Adiministrador
Adiministrador
Professor Anderson


Masculino Número de Mensagens : 256
Idade : 47
Emprego/lazer : Professor de Física
Reputação : 14
Data de inscrição : 11/06/2008

Como estudar. Empty
MensagemAssunto: Re: Como estudar.   Como estudar. Icon_minitimeQua 06 maio 2009, 9:41 pm

Desde o meu Ensino Médio (isto já há algum tempo), eu planejava todos os anos um horário de estudos em casa.

O meu Ensino Médio foi técnico um pouco diferente, do que temos em nossa escola, pois tínhamos aulas das 07h30 às 16h30, de segundas às sextas! affraid

E foi o desenvolvimento deste método de estudos que me permitiu ingressar na universidade e concluir meu curso de Física.

É um grande desafio, mas quando vemos o nosso nome na lista de aprovados da FUVEST ou da UNICAMP e depois, quando recebemos o "canudo" na conclusão do curso... Percebemos que valeu o esforço!

Continuem firmes em seus propósitos, mesmo que a maioria ache que vc é louco! (Leiam sobre o "Mito da Caverna" de Platão!).

Abraços a Todos e Vamos a Luta!

Professor Anderson


Última edição por Professor Anderson em Dom 10 maio 2009, 12:57 pm, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Israel Áquila - 2º J
Físico - 4 estrelas
Físico - 4 estrelas
Israel Áquila - 2º J


Masculino Número de Mensagens : 153
Idade : 30
Emprego/lazer : Criar jogos
Reputação : 6
Data de inscrição : 13/02/2009

Como estudar. Empty
MensagemAssunto: Re: Como estudar.   Como estudar. Icon_minitimeQui 07 maio 2009, 10:38 am

Mesmo que nós terminemos os estudos na escola, ainda temos mais o que estudar, além do ENEM, Fuvest, Faculdade e, mesmo trabalhando, teremos de estudar duro para estarmos cada vez mais atualizados sobre as áreas da nossa profissão para não a perdermos para um cara que sabe mais do que nós.
Estudamos desde que nascemos e estudaremos pelo resto da vida.
E é sempre bom nos organizarmos desde já (na verdade, quem ainda não está organizado AGORA já está atrasado há muito tempo).
Se lidarmos com os problemas do nosso dia a dia sempre nos organizando, estudando e trabalhando duro na escola, teremos um bom futuro profissional.
O que eu pretendo dizer é que não é só "estudar". Quem estuda aprende a se organizar. Quem ajusta o seu horário para estudar já é uma pessoa realizada porque, se conseguir lidar com isso, saberá lidar com o mercado de trabalho.
Ir para o topo Ir para baixo
Ana Beatriz - 1º C
Físico - 3 Estrelas
Físico - 3 Estrelas
Ana Beatriz - 1º C


Feminino Número de Mensagens : 92
Idade : 29
Reputação : 1
Data de inscrição : 26/02/2009

Como estudar. Empty
MensagemAssunto: Re: Como estudar.   Como estudar. Icon_minitimeQui 07 maio 2009, 9:48 pm

Concordo com voce Israel. Estudo é para a vida toda ... vou usar a frase da professora de Filosofia, nós estamos em busca da Sofia, porém nós nunca teremos a Sofia por completo, porque quanto mais aprendemos mais coisas aparecerão para aprender.
Ir para o topo Ir para baixo
André Thomaz Mello 3ª A
Adiministrador
Adiministrador
André Thomaz Mello 3ª A


Masculino Número de Mensagens : 150
Idade : 31
Localização : Mathland.
Emprego/lazer : Nichts.
Reputação : 7
Data de inscrição : 27/06/2008

Como estudar. Empty
MensagemAssunto: Re: Como estudar.   Como estudar. Icon_minitimeQui 07 maio 2009, 11:17 pm

Falando em filosofia e o aprendizado, gostaria de compartilhar este vídeo com vocês. Uma introdução ao mito da caverna, de Platão.

Quando tiverem tempo, por favor assistam.

Ir para o topo Ir para baixo
Israel Áquila - 2º J
Físico - 4 estrelas
Físico - 4 estrelas
Israel Áquila - 2º J


Masculino Número de Mensagens : 153
Idade : 30
Emprego/lazer : Criar jogos
Reputação : 6
Data de inscrição : 13/02/2009

Como estudar. Empty
MensagemAssunto: Re: Como estudar.   Como estudar. Icon_minitimeSex 08 maio 2009, 12:12 am

Nossa, André!!! Muito interessante. Essa frase:"E você??? Já saiu da sua caverna??? Essa frase me deu um soco no estômago. Porque, às vezes, mesmo achando que nós já saímos, nós continuamos cada vez mais nos refugiando na nossa caverna.
Ir para o topo Ir para baixo
Israel Áquila - 2º J
Físico - 4 estrelas
Físico - 4 estrelas
Israel Áquila - 2º J


Masculino Número de Mensagens : 153
Idade : 30
Emprego/lazer : Criar jogos
Reputação : 6
Data de inscrição : 13/02/2009

Como estudar. Empty
MensagemAssunto: Re: Como estudar.   Como estudar. Icon_minitimeSex 08 maio 2009, 12:13 am

Em relação ao que a Ana Beatriz disse: Estudar, na minha opinião, é também um ESTILO DE VIDA. Quem estuda se dá bem pelo resto da vida.
Ir para o topo Ir para baixo
André Thomaz Mello 3ª A
Adiministrador
Adiministrador
André Thomaz Mello 3ª A


Masculino Número de Mensagens : 150
Idade : 31
Localização : Mathland.
Emprego/lazer : Nichts.
Reputação : 7
Data de inscrição : 27/06/2008

Como estudar. Empty
MensagemAssunto: Re: Como estudar.   Como estudar. Icon_minitimeSex 08 maio 2009, 6:45 pm

Realmente, Israel

Aliás, na verdade, Pladão estende esse conceito de "parede de sombra" para toda a nossa realidade, ou seja, o que vemos. O lado de fora da caverna, seria a mundo dos pensamentos, onde tudo é perfeito. O que nós vemos são apenas cópias imperfeitas de nossos pensamentos e idéias.

Como se libertar desse mundo de sombra que vivemos?

Através da filosofia.


Para quem se interessou nessa pequena introdução ao mito da caverna, pode assistir esse outro vídeo, que foi exibido no quadro "Ser, ou não ser (- Não ser, ou ser?)" do Fantástico. Nele temos a explicação mais próxima de nossa realidade e da idéia de Platão.



Ir para o topo Ir para baixo
Israel Áquila - 2º J
Físico - 4 estrelas
Físico - 4 estrelas
Israel Áquila - 2º J


Masculino Número de Mensagens : 153
Idade : 30
Emprego/lazer : Criar jogos
Reputação : 6
Data de inscrição : 13/02/2009

Como estudar. Empty
MensagemAssunto: Re: Como estudar.   Como estudar. Icon_minitimeSáb 09 maio 2009, 4:17 pm

Eu até entendi a ideia de Platão de que existem dois mundos. Um que nós sentimos e outro que nós não sentimos que seria o mundo "original". O único problema dele é provar a existência do mundo original e explicar as cópias que nós somos no mundo em que vivemos e sentimos.
Ir para o topo Ir para baixo
Ana Beatriz - 1º C
Físico - 3 Estrelas
Físico - 3 Estrelas
Ana Beatriz - 1º C


Feminino Número de Mensagens : 92
Idade : 29
Reputação : 1
Data de inscrição : 26/02/2009

Como estudar. Empty
MensagemAssunto: Re: Como estudar.   Como estudar. Icon_minitimeDom 10 maio 2009, 10:10 pm

Muito legais os videos. Realmente é um impacto grande '' e voce, ja saiu da caverna? ''.
Eu acho muito interessante essa idéia de dois mundos, na verdade eu acho que pode até ser isso mesmo ( não me chamem de louca ).
Ir para o topo Ir para baixo
Ana Luisa Gimenes 2ºA
Usuário - 2 Estrelas
Usuário - 2 Estrelas
Ana Luisa Gimenes 2ºA


Feminino Número de Mensagens : 46
Idade : 30
Localização : Villa São Franciso
Emprego/lazer : Estudante
Reputação : 1
Data de inscrição : 26/03/2009

Como estudar. Empty
MensagemAssunto: Re: Como estudar.   Como estudar. Icon_minitimeDom 10 maio 2009, 11:10 pm

Eu acho que não descobrimos esse outro mundo, porque não acreditamos. Mas TUDO É POSSIVEL ! E Ana , jamais te chamarei de louca, estou com você ! hahaha

>> Dica como estudar \ Adoreei as dicas, mesmo ! só discodo da música > Eu sempre consigo fazer trabalhos melhores, me ajuda muito a me concentrar ! Quando o trabalho é na sala, as vezes ouço no meu mp4( escondido) e ai consigo fluir o trabalho bem melhor!/

>> Videos - Muito \MESMO/ interessantes ! Adorei, e vou me perguntar agora todos os dias se quero essa vida que tenho\ ou/ sair da caverna e descobrir as coisa, perguntar, arriscar ! >> Video do fantástico = Fantástico \ fato/
Ir para o topo Ir para baixo
André Thomaz Mello 3ª A
Adiministrador
Adiministrador
André Thomaz Mello 3ª A


Masculino Número de Mensagens : 150
Idade : 31
Localização : Mathland.
Emprego/lazer : Nichts.
Reputação : 7
Data de inscrição : 27/06/2008

Como estudar. Empty
MensagemAssunto: Re: Como estudar.   Como estudar. Icon_minitimeDom 10 maio 2009, 11:30 pm

Pois é Israel, como o professor disse as ciências e a filosofia se separam justamente nesse momento.
Usando o exemplo do peixe que o professor deu. Um filósofo ao pescar um peixe em um rio poderia dizer que todo o rio possui peixes, por lógica. Agora um cientista teria que fazer isto em todo o rio para fazer tal afirmação. Os cientistas não se baseiam apenas na lógica, mas também em experimentos rigorosos para fazerem suas afirmações.
Contudo, eu concordo plenamente com a Ana Luisa e Beatriz e também acredito neste outro mundo.
Ir para o topo Ir para baixo
Ana Beatriz - 1º C
Físico - 3 Estrelas
Físico - 3 Estrelas
Ana Beatriz - 1º C


Feminino Número de Mensagens : 92
Idade : 29
Reputação : 1
Data de inscrição : 26/02/2009

Como estudar. Empty
MensagemAssunto: Re: Como estudar.   Como estudar. Icon_minitimeSeg 11 maio 2009, 9:13 pm

Sou apaixonada tanto pela Ciência quanto pela Filosofia, porem neste aspecto acho que tendo mais para Filosofia, é complicado. É Ana talvez não descobrimos porque não aceditamos, mais com certeza se descobrissemos seriamos chamados de loucos pela sociedade. Meu sonho é fazer uma grande descoberta como todos esses dos grandes nomes da história Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
André Thomaz Mello 3ª A
Adiministrador
Adiministrador
André Thomaz Mello 3ª A


Masculino Número de Mensagens : 150
Idade : 31
Localização : Mathland.
Emprego/lazer : Nichts.
Reputação : 7
Data de inscrição : 27/06/2008

Como estudar. Empty
MensagemAssunto: Re: Como estudar.   Como estudar. Icon_minitimeSex 22 maio 2009, 3:26 pm

Para refletir:

" A Verdade
Em Deus a vontade é criadora da verdade, enquanto que no homem a vontade é descobridora da verdade. Na busca da verdade, nunca se esqueça de seguir as seguintes regras:

- Não aceitar por autêntico tudo o que não se conheça verdadeiramente como tal;
- Dividir as dificuldades em tantas partes quantas forem necessárias para melhor resolve-las;
- Rejeitar como absolutamente falso tudo aquilo em que se possa imaginar a mínima dúvida.

Duvida-se de tudo para verificar se subsiste alguma verdade. Sábio é aquele que sabe duvidar. Não há maneira mais clara de alcançar a verdade que não por um esforço do pensamento, onde a mente se livra das ilusões do mundo exterior e concentra a sua atenção em si mesma e nas verdades que em si encontra. A verdade depende da vontade, sendo dela uma criação.

No campo da ética, direcionar bem o nosso desejo é um problema do conhecimento, porque o desejo é sempre bom quando segue um conhecimento verdadeiro e não pode deixar de ser mau quando fundado em algum erro. Portanto, a verdade é uma obra do Grande Arquiteto do Universo e cabe a nós busca-la incansavelmente, de modo que a moral e a virtude, ao alcance de todos, sejam frutos do melhor juízo possível."

http://www.maconaria.net/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=84
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Como estudar. Empty
MensagemAssunto: Re: Como estudar.   Como estudar. Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Como estudar.
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Como resolver ?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
GEF - Grupo de estudos de Fisica :: Apresentação :: >ANÚNCIOS E REGRAS-
Ir para: