GEF - Grupo de estudos de Fisica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

GEF - Grupo de estudos de Fisica

GEF - Grupo de estudos de Fisica
 
InícioInício  GaleriaGaleria  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Como é possível? Gelo quente - instantâneo!

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
André Thomaz Mello 3ª A
Adiministrador
Adiministrador
André Thomaz Mello 3ª A


Masculino Número de Mensagens : 150
Idade : 31
Localização : Mathland.
Emprego/lazer : Nichts.
Reputação : 7
Data de inscrição : 27/06/2008

Como é possível? Gelo quente - instantâneo! Empty
MensagemAssunto: Como é possível? Gelo quente - instantâneo!   Como é possível? Gelo quente - instantâneo! Icon_minitimeQua 07 Out 2009, 11:04 pm

Professor, no momento em que ele tocou o recipiente com o líquido eu achei que a mudança de estado tivesse ocorrido devido o aumento de pressão no líquido, que como estudamos previamente, também pode causar a mudança de estados da matérias. Mas depois ele simplesmente derrama o líquido e ele se solidifica. Não sei se isso entraria também como mudança de pressão. Pelo menos não sei aonde.

Ir para o topo Ir para baixo
Israel Áquila - 2º J
Físico - 4 estrelas
Físico - 4 estrelas
Israel Áquila - 2º J


Masculino Número de Mensagens : 153
Idade : 30
Emprego/lazer : Criar jogos
Reputação : 6
Data de inscrição : 13/02/2009

Como é possível? Gelo quente - instantâneo! Empty
MensagemAssunto: Re: Como é possível? Gelo quente - instantâneo!   Como é possível? Gelo quente - instantâneo! Icon_minitimeQui 08 Out 2009, 1:05 am

Poxa vida André!!! Que vídeo muito loko!!! Dá até vontade de fazer em casa...^^
Em relação à pressão, eu acredito que ela não muda. Porque, quando o cara toca ná "água", há uma mudança do "formato" do líquido: Enquanto o cara empurra uma parte do líquido pra baixo, uma outra parte sobe. Mas, eu acredito que nisso tudo a pressão continua a mesma...
Porém, se for algo relacionado à pressão, a pergunta fica mais difícil: Por que ocorreu aquele fenômeno???
Mistérios da Física...^^
Ir para o topo Ir para baixo
André Thomaz Mello 3ª A
Adiministrador
Adiministrador
André Thomaz Mello 3ª A


Masculino Número de Mensagens : 150
Idade : 31
Localização : Mathland.
Emprego/lazer : Nichts.
Reputação : 7
Data de inscrição : 27/06/2008

Como é possível? Gelo quente - instantâneo! Empty
MensagemAssunto: Re: Como é possível? Gelo quente - instantâneo!   Como é possível? Gelo quente - instantâneo! Icon_minitimeQui 08 Out 2009, 8:11 am

Israel Áquila - 1º J escreveu:
Poxa vida André!!! Que vídeo muito loko!!! Dá até vontade de fazer em casa...^^
Em relação à pressão, eu acredito que ela não muda.

Pressão
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A pressão ou tensão mecânica (símbolo: p) é a força normal (perpendicular à área) exercida por unidade de área.
Formalmente,
Como é possível? Gelo quente - instantâneo! A8aa98e9fd48887b3e8f9c61b030f3ee

Almentando a força em um ponto do líquido - no momento em que ele toca o líquido acaba exercendo uma força F sobre ele - ele acaba afetando esse "equilíbrio" que o mantinha em uma pressão que o permitia permanecer no estado líquido. Essa foi minha interpretação. Professor, corrija-me se estiver errado!
Ir para o topo Ir para baixo
Israel Áquila - 2º J
Físico - 4 estrelas
Físico - 4 estrelas
Israel Áquila - 2º J


Masculino Número de Mensagens : 153
Idade : 30
Emprego/lazer : Criar jogos
Reputação : 6
Data de inscrição : 13/02/2009

Como é possível? Gelo quente - instantâneo! Empty
MensagemAssunto: Re: Como é possível? Gelo quente - instantâneo!   Como é possível? Gelo quente - instantâneo! Icon_minitimeQui 08 Out 2009, 5:45 pm

Nossa!!! Nunca pensei por esse lado...
Talvez a sua explicação esteja correta...^^
Ir para o topo Ir para baixo
André Thomaz Mello 3ª A
Adiministrador
Adiministrador
André Thomaz Mello 3ª A


Masculino Número de Mensagens : 150
Idade : 31
Localização : Mathland.
Emprego/lazer : Nichts.
Reputação : 7
Data de inscrição : 27/06/2008

Como é possível? Gelo quente - instantâneo! Empty
MensagemAssunto: Re: Como é possível? Gelo quente - instantâneo!   Como é possível? Gelo quente - instantâneo! Icon_minitimeQui 08 Out 2009, 7:02 pm

Ou não. Por que, pensando bem, uma vez que o líquido é tocado estamos exercendo uma maior pressão sobre ele. Até aí, tudo bem. Porém, quando o dedo é retirado do líquido sua pressão deveria voltar ao normal, fazendo com que a substância pare de se solidificar e volte a se liquefazer. Aquele ingrediente químico que é adicionado à água deve ser a resposta para o X da questão.
Ir para o topo Ir para baixo
André Thomaz Mello 3ª A
Adiministrador
Adiministrador
André Thomaz Mello 3ª A


Masculino Número de Mensagens : 150
Idade : 31
Localização : Mathland.
Emprego/lazer : Nichts.
Reputação : 7
Data de inscrição : 27/06/2008

Como é possível? Gelo quente - instantâneo! Empty
MensagemAssunto: Re: Como é possível? Gelo quente - instantâneo!   Como é possível? Gelo quente - instantâneo! Icon_minitimeQui 08 Out 2009, 7:05 pm

A não ser que a água seja comprimida ao longo da reação! Com a diminuição da área temos o aumento da pressão. Assim a mudança de estado poderia ser novamente explicada.
Ir para o topo Ir para baixo
Israel Áquila - 2º J
Físico - 4 estrelas
Físico - 4 estrelas
Israel Áquila - 2º J


Masculino Número de Mensagens : 153
Idade : 30
Emprego/lazer : Criar jogos
Reputação : 6
Data de inscrição : 13/02/2009

Como é possível? Gelo quente - instantâneo! Empty
MensagemAssunto: Re: Como é possível? Gelo quente - instantâneo!   Como é possível? Gelo quente - instantâneo! Icon_minitimeSex 09 Out 2009, 2:11 pm

Mas a minha maior dúvida é se REALMENTE há uma mudança de pressão no líquido. Assim: Quando o cara toca no líquido, por mais que ele o "pressione", a outra parte do líquido ocupará outro local do recipiente, assim, acredito eu que não há mudança na pressão. Se eu estiver correto, a próxima pergunta será: O que acontece e por que acontece??? Mas, se você estiver correto e, se realmente há a mudança de pressão, o que deveríamos descobrir é porque a solução reage dessa maneira...^^
Ir para o topo Ir para baixo
André Thomaz Mello 3ª A
Adiministrador
Adiministrador
André Thomaz Mello 3ª A


Masculino Número de Mensagens : 150
Idade : 31
Localização : Mathland.
Emprego/lazer : Nichts.
Reputação : 7
Data de inscrição : 27/06/2008

Como é possível? Gelo quente - instantâneo! Empty
MensagemAssunto: Re: Como é possível? Gelo quente - instantâneo!   Como é possível? Gelo quente - instantâneo! Icon_minitimeSex 09 Out 2009, 9:50 pm

Ah, sim, faz sentido! Só se o líquido for super sensível e responder a uma mudança de pressão local. Professor, uma ajudinha, por favor. Razz
Ir para o topo Ir para baixo
Israel Áquila - 2º J
Físico - 4 estrelas
Físico - 4 estrelas
Israel Áquila - 2º J


Masculino Número de Mensagens : 153
Idade : 30
Emprego/lazer : Criar jogos
Reputação : 6
Data de inscrição : 13/02/2009

Como é possível? Gelo quente - instantâneo! Empty
MensagemAssunto: Re: Como é possível? Gelo quente - instantâneo!   Como é possível? Gelo quente - instantâneo! Icon_minitimeSáb 10 Out 2009, 12:18 am

Ou então, brisando bastante, talvez o que acontece é o fato de haver um impacto no líquido...
Bom, essa ideia funciona (pelo menos, talvez) quando o cara joga o líquido e ele vai se solidificando com o impacto com o prato (se não me engano era um prato ou alguma coisa do tipo). O Líquido cai de uma certa altura, atinge o prato, recebe uma força de mesma intensidade, mesma direção, mas sentido oposto, e, por conta disso, dessa força "contrária", o líquido se solidifica...
Mas, isso é brisa BRISA mesmo...
Ir para o topo Ir para baixo
Professor Anderson
Adiministrador
Adiministrador
Professor Anderson


Masculino Número de Mensagens : 256
Idade : 47
Emprego/lazer : Professor de Física
Reputação : 14
Data de inscrição : 11/06/2008

Como é possível? Gelo quente - instantâneo! Empty
MensagemAssunto: Re: Como é possível? Gelo quente - instantâneo!   Como é possível? Gelo quente - instantâneo! Icon_minitimeTer 13 Out 2009, 6:04 pm

Olá Pessoal,

André, muito legal este vídeo!

Não tenho certeza! Acredito que o fenomeno esteja relacionado com absorção de calor do dedo da pessoa pela substância.

Será?????????


Vamos continuar esta discussão que está muito interessante!

Quem puder pesquise algo sobre calor de solubilidade!

Abraços,
Ir para o topo Ir para baixo
Israel Áquila - 2º J
Físico - 4 estrelas
Físico - 4 estrelas
Israel Áquila - 2º J


Masculino Número de Mensagens : 153
Idade : 30
Emprego/lazer : Criar jogos
Reputação : 6
Data de inscrição : 13/02/2009

Como é possível? Gelo quente - instantâneo! Empty
MensagemAssunto: Re: Como é possível? Gelo quente - instantâneo!   Como é possível? Gelo quente - instantâneo! Icon_minitimeTer 13 Out 2009, 6:49 pm

Mas, professor, isso parece meio impossível porque o dedo estaria mais quente do que o líquido...
Como o líquido iria diminuir de temperatura a ponto de chegar a congelar???
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Como é possível? Gelo quente - instantâneo! Empty
MensagemAssunto: Re: Como é possível? Gelo quente - instantâneo!   Como é possível? Gelo quente - instantâneo! Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Como é possível? Gelo quente - instantâneo!
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Como estudar.
» Como resolver ?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
GEF - Grupo de estudos de Fisica :: Demais Assuntos :: Demais Assuntos-
Ir para: