na verdade tá faltando uma parte do enunciado...
O Brasil pode se transformar no primeiro país das Américas a entrar no seleto grupo das nações que dispõem
de trens-bala. O Ministério dos Transportes prevê o lançamento do edital de licitação internacional para a construção
da ferrovia de alta velocidade Rio-São Paulo. A viagem ligará os 403 quilômetros entre a Central do Brasil,
no Rio, e a Estação da Luz, no centro da capital paulista, em uma hora e 25 minutos.
Disponível em:
http://oglobo.globo.com. Acesso em: 14 jul. 2009.
Devido à alta velocidade, um dos problemas a ser enfrentado na escolha do trajeto que será percorrido pelo
trem é o dimensionamento das curvas. Considerando-se que uma aceleração lateral confortável para os passageiros
e segura para o trem seja de 0,1g, em que g é a aceleração da gravidade (considerada igual a 10m/s2),
e que a velocidade do trem se mantenha constante em todo o percurso, seria correto prever que as curvas existentes
no trajeto deveriam ter raio de curvatura mínimo de, aproximadamente,
Agora sim! Aceleração lateral significa aceleração centrípeta, e vale 0,1g, ou seja, 1m/s², Então
1=v²/r => r = v² (I)
Como a velocidade é constante, basta encontrá-la fazendo
v = ds/dt = (403*1000)/[(60+25)*60] = 80 m/s aprox. (II)
De I e II temos
r = 80² = 6400m
Resposta: Alternativa E.
OBS: Renasci das sombras heim?? xD