GEF - Grupo de estudos de Fisica

GEF - Grupo de estudos de Fisica

InícioInício  CalendárioCalendário  GaleriaGaleria  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Login  

Compartilhe | 

Elevador.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
André Thomaz Mello 3ª A
Adiministrador
Adiministrador

Masculino Número de Mensagens : 150
Emprego/lazer : Nichts.
Reputação : 7

MensagemAssunto: Elevador.   Qui 02 Out 2008, 8:21 am

Bem, como nosso projeto mudou completamente de assunto, achei melhor criar um novo tópico.
Gente, em primeiro lugar, não encontrei nada ainda que se pareça com o modelo de elevador que pensamos, mas continuarei procurando. Por enquanto encontrei apenas este modelo hidráulico, que achei muito interessante. Na pior das hipóteses poderíamos usá-lo, caso nosso projeto inicial não funcione.

http://fisicomaluco.com/experimentos/2008/06/20/como-montar-um-elevador-hidraulico-para-feira-de-ciencias/

Além disso vi uma coisa interessante enquanto pesquisava sobre elevadores.

Poderíamos colocar uma balança nesse estilo nos elevadores como um atrativo para a feira de ciências, alguns dias antes, com os dizeres: "Você pesa menos na descida! Quer descobrir por que? Então não perca nossa feira de ciências: (inserir local e data). Várias invenções, experimentos e a resposta para esta e outras perguntas!"
Ver perfil do usuário
Professor Anderson
Adiministrador
Adiministrador

Masculino Número de Mensagens : 256
Emprego/lazer : Professor de Física
Reputação : 14

MensagemAssunto: Re: Elevador.   Qui 02 Out 2008, 11:13 am

Muito bom, André!

A idéia é boa! VAmos pensar agora em como demonstrar isso! Tenho uma idéia (conversamos amanhã)!
Ver perfil do usuário
Fabio Manzano - 2°D
Adiministrador
Adiministrador

Masculino Número de Mensagens : 56
Reputação : 0

MensagemAssunto: Re: Elevador.   Qui 02 Out 2008, 9:15 pm

Adorei essa ideia de publicidade da feira!!! Cara, adorei mesmo, se precisar d ajuda... eh soh chamar! Ah, mas vai ter q ter a explicação disso neh??? quem for a procura da explicação desse fato vai cobrar!!! dah para fazer um banner explicativo na entrada da feira!
Ver perfil do usuário
André Thomaz Mello 3ª A
Adiministrador
Adiministrador

MensagemAssunto: Re: Elevador.   Ter 07 Out 2008, 11:35 am

Pessoal, preciso da confirmação e do consenso do grupo quanto ao assunto e modelo que iremos trabalhar.

Se formos utilizar o modelo que criámos de mini-elevador precisamos levantar logo os materiais necessários p/ o professor, além de testar sua funcionalidade. Usando este modelo podemos falar exatamente sobre a mudança da força Peso no elevador.

Se formos utilizar o modelo hidráulico de elevador, já temos a certeza de que irá funcionar e temos a lista de materiais disponibilizados no site que eu já postei neste tópico. O problema é que eu não acho que ficará muito claro explicar sobre a força Peso usando este modelo, o que iria mudar nosso foco para a explicação da física hidráulica.

Eu queria explicar sobre a força peso no elevador, assunto que é muito mais interessante e está mais diretamente relacionado ao nosso dia-a-dia, porém a falta de tempo para a feira me leva a pensar que o modelo mais indicado, pelomenos desta vez, seja o hidráulico, pela certeza de funcionamento e pelos materiais necessários para sua confecção serem fáceis de se obter.

Enquanto aguardo a resposta de vocês, pensarei em um jeito de explicarmos a força Peso usando o modelo hidráulico de elevador, unindo a praticidade do modelo hidráulico com a fácil e interessante explicação da força Peso que seria melhor visualizada com o nosso modelo inicial.
Ver perfil do usuário
Fabio Manzano - 2°D
Adiministrador
Adiministrador

Masculino Número de Mensagens : 56
Reputação : 0

MensagemAssunto: Re: Elevador.   Ter 07 Out 2008, 2:30 pm

Gente, olha o q eu fiz... tava sem nada pra fazer hj e resolvi fazer uma versão nossa, caso vcs ainda queiram usar pra divulgar a feira...

Eu resolvi deixar meio implícito porque eu acho que fica mais divertido, por isso que não coloquei nenhuma informação sobre a feira... espero que gostem!

Ah, crédito à imagem de Einstein para o Eliseu!

Ver perfil do usuário
André Thomaz Mello 3ª A
Adiministrador
Adiministrador

MensagemAssunto: Re: Elevador.   Qua 08 Out 2008, 12:36 pm

Legal! Gostei! Ficou bem criativo. Very Happy/ E esse desenho do Einstein é o melhor!
Mas não sei, me parece que, infelizmente, o rumo de nossa apresentação mudou um pouco (de novo!) Como iremos tratar de um elevador hidráulico, a velocidade adquirida durante o processo na subida/descida não vai ser suficiente para que evidenciemos com clareza essa mudança na força Peso. É o que eu acho. Se conseguirmos adaptar este modelo de modo que possamos mostrar essa mudança, legal. Se não, iremos falar um pouco sobre a energia hidráulica, com um paralelo com a importância da água em si, conscientização do pessoal e talvez uma breve apresentação da minha engenhoca: O elevador hidráulico filtrador de águas! É uma idéia meio louca que eu tive, não sei se isso é possível. Mas eu pretendo me aprofundar nela após a apresentação na feira.
Ver perfil do usuário
André Thomaz Mello 3ª A
Adiministrador
Adiministrador

MensagemAssunto: Re: Elevador.   Sex 24 Out 2008, 10:01 am

Modelo da apresentação no dia da feira.

1) Começar falando um pouco sobre a história dos elevadores. Os elevadores manuais, evoluindo para os hidráulicos e à cabos.

2) Apresentação do mini modelo de elevador de seringas explicando o principio de Pascal e sua aplicação.

3) Apresentação da idéia da criação de um elevador hidráulico que se utilizaria da água que seria inutilizada, voltada para condomínios e empresas de médio porte.

Estava pensando em cada componente do grupo se especializar em um assunto e o quarto ter um conhecimento geral de todos os assuntos que serão tratados, não tão aprofundado, mas de modo a auxiliar o grupo caso algum componenete esqueça de qualquer detalhe ou eventualmente cometa algum erro durante a explicação. Enquanto aguardo a decisão de vocês, estarei dando uma pesquisada sobre cada um dos assuntos levantados nos tópicos acima para poder lhes disponibilizar posteriormente.

Gostaria de aproveitar e me desculpar com vocês e com o professor por não ter ido hoje à reunião, devido a um pequeno problema de (des)organização que tive hoje de manhã. Mas, enquanto estive aqui (em casa), aprovetei para já ir adiantando o assunto que iremos tratar no dia da feira. Lhes enviarei um e-mail, caso não chequem o fórum com tanta frequência, para agilizar o processo de decisão de assuntos e suas respectivas respostas. Espero que tenham conseguido montar nosso segundo protótipo de maquete de elevador hidráulico sem maiores problemas.

Adiministrador
Adiministrador

MensagemAssunto: Re: Elevador.   Sab 25 Out 2008, 7:30 pm

Aqui vai uma prévia da apresentação em PowerPoint.
São poucos slides, mas nós teremos conteúdo o suficiente para ter o que explicar em cada um deles.
Verei se alguma mudança ainda será necessária.
Segue o link com o arquivo.

http://rapidshare.com/files/157542945/Princ_pio_de_Pascal_e_os_Elevadores.ppt.html

MensagemAssunto: Re: Elevador.   Hoje à(s) 12:00 am

Elevador.
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» (ITA) Elevador
» [RESOLVIDO] (ITA SP/2009) Bola jogada dentro de um elevador
» sobre elevador em queda livre
» elevador acelerado
» (Fuvest) Um elevador de carga, com massa

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
GEF - Grupo de estudos de Fisica :: Projetos de Pesquisa :: Grupos e Temas de Pesquisa-
Ir para: