GEF - Grupo de estudos de Fisica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

GEF - Grupo de estudos de Fisica

GEF - Grupo de estudos de Fisica
 
InícioInício  GaleriaGaleria  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Discussão.

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
André Thomaz Mello 3ª A
Adiministrador
Adiministrador
André Thomaz Mello 3ª A


Masculino Número de Mensagens : 150
Idade : 31
Localização : Mathland.
Emprego/lazer : Nichts.
Reputação : 7
Data de inscrição : 27/06/2008

Discussão. Empty
MensagemAssunto: Discussão.   Discussão. Icon_minitimeTer 21 Abr 2009, 7:54 pm

A pedido do professor, aqui está o tópico para a discussão do filme exibido no último encontro sobre o universo, introdução da série de Stephen Hawkings.
Ir para o topo Ir para baixo
André Thomaz Mello 3ª A
Adiministrador
Adiministrador
André Thomaz Mello 3ª A


Masculino Número de Mensagens : 150
Idade : 31
Localização : Mathland.
Emprego/lazer : Nichts.
Reputação : 7
Data de inscrição : 27/06/2008

Discussão. Empty
MensagemAssunto: Re: Discussão.   Discussão. Icon_minitimeTer 21 Abr 2009, 8:35 pm

Primeiramente gostaria de agradecer ao professor Anderson por disponibilizar e compartilhar esta série conosco, que certamente parecer ser fascinante. Apenas esta sua apresentação já me deixou maravilhado, principalmente por mostrar o universo não apenas de uma maneira abstrata e vaga como a maioria das pessoas imaginam: universo = infinito. Sim, o universo pode ser infinito, mas ele está infinitamente longe de ser apenas isto!

O que mais me chamou a atenção foram os diversos meios que alguns, celebres cientistas e pensadores, tentaram e quase conseguiram graficalizar o universo, ou pelomenos, o espaço à nossa volta. A matematização da matéria, a expressão em números e equações de algo que é tão filosoficamente ambíguo é o grande trunfo da humanidade, descoberta subline do ser humano capaz de provar e comprovar as complexas teorias que regem sobre o nosso mundo. Como disse o físico teórico britânico Paul Dirac: "If there is a God, he's a great mathematician" ["Se existe um Deus, ele é um ótimo matemático"].

Após esta pequena demonstração e introdução dos erros e acertos, conquistas e falhas de grandes nomes da ciência acerca do universo e os diversos ramos da ciência, astronomia - por vezes se confundindo com a própria astrologia nos tempos longínquos - a física, a matemática, a química e as diversas subramificações de cada um destas, o que permanece como primeira impressão para mim é esta: o universo é incomensurável, e como tal, infinitas possibilidades de descobertas sobre este ainda hão de nos assombrar e chocar. Nós conhecemos apenas uma parte delas.

Hawking, Stephen Williams (1942- ) God not only plays dice. He also sometimes throws the dice where they cannot be seen.
["Deus não apenas brinca os dados. As vezes Ele também os joga aonde não podem ser vistos".]

Aguardo a opinião de todos sobre o filme.

Abraços,

André.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Aproveitando o post, encontrei duas notícias intrigantes sobre o tema universo enquanto navegada na net:

"Cientistas localizam o menor exoplaneta já descoberto"
É encontrado um planeta com uma massa de aproximadamente o dobro da Terra e possíveis condições de ser habitada.

"Baixa atividade do sol intriga astrônomos"
"Astro está em um de seus períodos de menor atividade em quase 100 anos."

Vale a pena conferir.
Ir para o topo Ir para baixo
André Thomaz Mello 3ª A
Adiministrador
Adiministrador
André Thomaz Mello 3ª A


Masculino Número de Mensagens : 150
Idade : 31
Localização : Mathland.
Emprego/lazer : Nichts.
Reputação : 7
Data de inscrição : 27/06/2008

Discussão. Empty
MensagemAssunto: Re: Discussão.   Discussão. Icon_minitimeQua 22 Abr 2009, 8:45 pm

Aproveitando que este tópico está à uma postagem de cair na escuridão ( na verdade de sair do box rolante de "Últimos assuntos" Razz ) irei fazer mais uma postagem nele, prara que o pessoal do 2º e do 1º grupo que assistiram ao filme exibido pelo professor na aula passada possam encontrá-lo mais facilmente. Acho importante discutirmos sobre esse assunto, além de estarmos dando esse feedback ao professor.

Aproveitando a ocasião então, gostaria de fazer uma pergunta um tanto quanto pessoal para vocês. Qual a sua posição quanto à religião? Se possuem ou não, se sim, qual, se acreditam em Deus, etc. Sem discriminação. Essa crença no místico aparece, inevitavelmente, sempre que nos deparamos com este assunto que é a criação do universo. Gostaria de saber sobre a opnião de vocês - é uma curiosidade pessoal minha - além de postarem seus comentários sobre o filme.


--------------------------------------------------------------------------------------------------------

Aliás, outro tópico que não deve ser esquecido é o que trata dos bugs do scratch. Infelizmente não posso ajudar, pois não estou trabalhando com este no momento e no pouco tempo em que nele eu mexi não me deparei com nenhum bug do tipo.
Espero que consigam resolver este problema.

Abraços,

André.
Ir para o topo Ir para baixo
Ana Beatriz - 1º C
Físico - 3 Estrelas
Físico - 3 Estrelas
Ana Beatriz - 1º C


Feminino Número de Mensagens : 92
Idade : 29
Reputação : 1
Data de inscrição : 26/02/2009

Discussão. Empty
MensagemAssunto: Re: Discussão.   Discussão. Icon_minitimeTer 28 Abr 2009, 9:50 pm

Infelizmente não pude ficar no dia para assistir o filme , mas gostaria muito de ver ! Parece ser muito interessante... acho que não encontro para alugar, então terei que achar para vender ( vende?) . Sobre essa sua pergunta ... preciso ter visto o filme para responde-la ?
Ir para o topo Ir para baixo
André Thomaz Mello 3ª A
Adiministrador
Adiministrador
André Thomaz Mello 3ª A


Masculino Número de Mensagens : 150
Idade : 31
Localização : Mathland.
Emprego/lazer : Nichts.
Reputação : 7
Data de inscrição : 27/06/2008

Discussão. Empty
MensagemAssunto: Re: Discussão.   Discussão. Icon_minitimeTer 28 Abr 2009, 10:26 pm

Não necessariamente, Ana. ^^

Se quiser, pode participar da discussão e responder à pergunta mesmo não tendo assistido ao filme, com os seus próprios conhecimentos prévios sobre o assunto.

Isso vale para todo o pessoal da 1ª turma que não pode ficar até mais tarde e ver está introdução magnífica do universo disponibilizada pelo professor.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Discussão. Empty
MensagemAssunto: Re: Discussão.   Discussão. Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Discussão.
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
GEF - Grupo de estudos de Fisica :: Demais Assuntos :: Encontros do Grupo-
Ir para: