|
| movimentos circulares | |
| | Autor | Mensagem |
---|
Cleyton Novo Usuário!
Número de Mensagens : 2 Idade : 34 Reputação : 0 Data de inscrição : 26/07/2009
| Assunto: movimentos circulares Dom 26 Jul 2009, 2:12 pm | |
| Deparei-me com uma questão de física que surgiu a mim dúvidas, se alguem puder me ajudar, ficarei agradecido. Por favor, se puder, deixe o raciocínio bem explicado.
Um objeto A de 8kg preso na extremidade de uma corda de 1m de comprimento e massa desprezível, descreve um movimento circular uniforme sobre uma mesa horizontal. A tração na corda é 200N. Com relação ao objeto calcule:
a) o valor da velocidade ao se cortar a corda.
b) o valor da aceleração. | |
| | | Israel Áquila - 2º J Físico - 4 estrelas
Número de Mensagens : 153 Idade : 30 Emprego/lazer : Criar jogos Reputação : 6 Data de inscrição : 13/02/2009
| Assunto: Re: movimentos circulares Ter 28 Jul 2009, 1:07 pm | |
| Cleyton, eu nunca estudei movimentos circulares, portanto, não sei muito sobre o assunto... mas, eu tentarei resolver pra você (se eu estiver errado, que alguém me corrija) - Spoiler:
Quando a corda está girando, o corpo atinge uma velocidade x, quando a corda se parte, o corpo passa a se mover em MRU com velocidade constante (que eu acredito ser a velocidade inicial...) Pra início Pra início da conta, precisamos pegar as informações disponíveis: m = 8Kg R = 1m T = 200N Eu pensei assim, se T = m * Ac, então, é possível descobrir Ac porque já sabemos m. Vamos traduzir isso em uma conta...T = m * Ac200 = 8AcAc = 25 E, se
Ac = V² ÷ R 25 = V² * 1 V = 5
Então, a resposta da questão a) deve ser 5m/s Eu acredito que a questão b) pede a aceleração do corpo após a corda ter sido cortada... Então, Se pensarmos em vetores...
Depois que a corda se corta, ela lança o corpo que já não tem mais contato com a força centrípeta...
Aqui, P é Força Peso que é (P = m * g; g = 10 porque a aceleração da gravidade no nosso planeta é de, aproximadamente 10m/s². Portanto, P = m * 10. P = 8 * 10. P = 80) H² = Co² + Ca² H² = 80² + 5² H² = 1600 + 25 H² = 1625 H ~ 40,31
Assim, a aceleração é, aproximadamente, 40,3m/s²
Não sei se eu acertei, mas tentei entender a questão, e, bom, essas foram as respostas que eu encontrei...E, novamente eu peço: Se eu errei a questão, que alguém me corrija | |
| | | Professor Anderson Adiministrador
Número de Mensagens : 256 Idade : 48 Emprego/lazer : Professor de Física Reputação : 14 Data de inscrição : 11/06/2008
| Assunto: Re: movimentos circulares Seg 03 Ago 2009, 11:38 am | |
| Olá Cleber, Bem este exercício se trata de um clássico problema de RESULTANTE CENTRÍPETA! Vamos Lá: Aplicando o P.F.D. (2.ª Lei de Newton), temos: Força Resultante = massa x aceleração (1) porém, como o corpo está em Movimento Circular Uniforme, a aceleração que atua sobre o corpo é a aceleração centrípeta: Aceleração Centrípeta = (velocidade^2)/Raio da Trajetória (2) Combinando as duas equações: Força Resultante Centrípeta = massa x (velocidade^2)/Raio da Trajetória Substituindo pelos valores fornecidos: 200N = 8kg x (V^2)/1m (isolando a varável velocidade) V = 5m/s Quanto ao segundo item, basta dividir a Força Resultante (200N) pela massa do corpo (8kg) e teremos 25 m/s^2. Considerações Importantes: A Força Resultante Centrípeta não é uma interação entre corpos, como a força peso, elástica, normal e outras..., é a resultante de todas as interações (forças) que agem sobre o corpo, fazendo com que ele desenvolva uma trajetória curvílinea. Por exemplo, No caso da Lua girando em torno da Terra, é a Força de Atração Gravitacional que é a Resultante Centrípeta. No caso de um carro fazendo uma curva, é a força de atrito oriunda do asfalto com o pneu que é a Resukltante Centrípeta. Outra coisa que eu acho legal comentar aqui, é o fato de que no momento que a corda arrebenta, o corpo entra em equilibrio dinâmico, ou seja, uma vez que a única força que estava agindo sobre ele era a força de Tração exercida pela corda, quando ela (a corda) arrebenta, o a resultante das forças sobre o corpo se anula, e então ele passa a se mover em trajetória retilinea com velocidade constante. Espero que tenha ajudado! Abraços, Professor Anderson | |
| | | Cleyton Novo Usuário!
Número de Mensagens : 2 Idade : 34 Reputação : 0 Data de inscrição : 26/07/2009
| Assunto: Re: movimentos circulares Seg 03 Ago 2009, 8:16 pm | |
| Obrigado pela ajuda, tanto do Israel Áquila quanto do Professor Anderson. Surgiu-me mais uma dúvida: esta força de tração mencionada no exercicio é igual à força centrípeta? Por quê? | |
Número de Mensagens : 256 Idade : 48 Emprego/lazer : Professor de Física Reputação : 14 Data de inscrição : 11/06/2008
| Assunto: Re: movimentos circulares Seg 03 Ago 2009, 10:50 pm | |
| Sim neste caso, se trata de uma Força Resultante Centrípeta, pois acelera o corpo de modo a desenvolver uma trajetória circular, toda vez que um corpo esta desenvolvendo uma trajetória circulae, é porque há uma força ou resultante de forças agindo sobre este corpo. Abraços, Professor Andeson | |
| Assunto: Re: movimentos circulares Seg 03 Ago 2009, 10:51 pm | |
| Israel mandou muito bem! É isso aí! | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: movimentos circulares | |
| |
| | | | movimentos circulares | |
|
| Permissões neste sub-fórum | Não podes responder a tópicos
| |
| |
| Últimos assuntos | » Ciclo de Palestras: Física para TodosTer 05 Abr 2011, 2:02 pm por ROSANA DOS SANTOS ROCHA » Apresente-se, nós queremos te conheçer!Ter 05 Abr 2011, 2:00 pm por ROSANA DOS SANTOS ROCHA » Capítulo 2 - Questão 9 - Página 18Ter 15 Mar 2011, 10:46 pm por ANA PAULA DECANINI » Teoria das Super-Cordas, Teoria M e Teoria DimensionalSeg 31 Jan 2011, 8:14 pm por John Ott » OBF 2ªfase [9° ano e 1ªserie]Ter 14 Dez 2010, 2:51 pm por Leonardo Telles » Alguem pode me relembrar isso ?Ter 14 Dez 2010, 2:49 pm por Leonardo Telles » Preciso de ajudaDom 28 Nov 2010, 5:26 pm por Milimani Andretta » Fórum Pir2Sex 12 Nov 2010, 6:32 pm por luiseduardo » tirada do livro física e tecnologiaSex 15 Out 2010, 6:41 pm por Ismaias Ximenes |
Estatísticas | Temos 1007 usuários registrados O último membro registrado é kleberss
Os nossos membros postaram um total de 1330 mensagens em 338 assuntos
|
Flux | |
Sites Parceiros | |
|