GEF - Grupo de estudos de Fisica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

GEF - Grupo de estudos de Fisica

GEF - Grupo de estudos de Fisica
 
InícioInício  GaleriaGaleria  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Telescópio na Sala de Aula

Ir para baixo 
+2
Professor Anderson
Fabio Manzano - 2°D
6 participantes
AutorMensagem
Fabio Manzano - 2°D
Adiministrador
Adiministrador
Fabio Manzano - 2°D


Masculino Número de Mensagens : 56
Idade : 31
Localização : Sao Paulo, Brasil (dããã)
Reputação : 0
Data de inscrição : 22/06/2008

Telescópio na Sala de Aula Empty
MensagemAssunto: Telescópio na Sala de Aula   Telescópio na Sala de Aula Icon_minitimeDom 14 Set 2008, 10:18 pm

De modo que a Física seja expandida nas salas de aula e o ensino da Astronomia se torne único, será desenvolvido um telescópio - de baixo custo - para que este fique a disposição da escola, que poderá ser utilizado para o ensino da ótica ou até para atividades extra-classe, como o GEF, ou um possível Grupo de Astronomia, que concorrerá em olimpíadas e concursos.
=+=
Áreas a serem desenvolvidas:
-Ótica
-Espelhos
-Lentes
-Aberração Cromática
-Reflexão
-Refração
-História
-Astronomia
-Espectometria

No Grupo:
Eliseu Daniel Ezaledo - 1°D
Fabio Ruivo Manzano - 1°D
Gustavo Henrique Fontanelli - 1°D
Debora Moreira Alves - 1°D
Taynara Pereira Ribas - 1°D


Última edição por Fabio Manzano - 1°D em Sex 03 Out 2008, 9:57 am, editado 3 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Professor Anderson
Adiministrador
Adiministrador
Professor Anderson


Masculino Número de Mensagens : 256
Idade : 47
Emprego/lazer : Professor de Física
Reputação : 14
Data de inscrição : 11/06/2008

Telescópio na Sala de Aula Empty
MensagemAssunto: Re: Telescópio na Sala de Aula   Telescópio na Sala de Aula Icon_minitimeSeg 15 Set 2008, 10:03 am

Olá Pessoal,

O tema de vocês é bem legal, há um grupo de alunos, Jorge, Daniel e outros (Descumpe-me por não lembrar o nome!) que tabém estão desenvolvendo o tema ótica, mas o enforque deles é o ensino de ótica no ensino fundamental e o de vcs é mais a astronomia.

Comecem as pesquisas o mais rápido possível e me contactem em caso de dúvidas!

Abraços,

Prof. Anderson
Ir para o topo Ir para baixo
André Thomaz Mello 3ª A
Adiministrador
Adiministrador
André Thomaz Mello 3ª A


Masculino Número de Mensagens : 150
Idade : 31
Localização : Mathland.
Emprego/lazer : Nichts.
Reputação : 7
Data de inscrição : 27/06/2008

Telescópio na Sala de Aula Empty
MensagemAssunto: Re: Telescópio na Sala de Aula   Telescópio na Sala de Aula Icon_minitimeSex 19 Set 2008, 4:12 pm

André e Lucas são os elos (ou integrantes) perdidos não citados pelo professor. Mas tudo bem, a nossa pequena inatividade no fórum merce tal denominação. De agora em diante, temos o combinado de partilhar nosso conteúdo levantado todas as terças e quintas (eu pelomenos estou comprometido à isso, 50 chibatadas em mim se eu não comprir minha promessa). Se precisarem que alguma ajuda na parte de óptica, podem dar um bisbilhotada no nosso tópico: "Caleidoscópio".
Ir para o topo Ir para baixo
Desyrée Tedescki 2º C
Usuário 1 Estrela
Usuário 1 Estrela
Desyrée Tedescki 2º C


Feminino Número de Mensagens : 32
Idade : 31
Reputação : 0
Data de inscrição : 11/06/2008

Telescópio na Sala de Aula Empty
MensagemAssunto: Re: Telescópio na Sala de Aula   Telescópio na Sala de Aula Icon_minitimeSex 19 Set 2008, 8:23 pm

Gente muito legal a idéia de vocês, utilizaram algo que faltava na sala de aula! Fora que a curiosidade leva ao conhecimento, talvez com um telescóipio o pessoal comece a despertar o gosto pela física!!
Se precisarem de ajuda para montar alguma coisa e estiver ao meu alcance, eu posso ajudar!

flower
Ir para o topo Ir para baixo
Débora Moreira 2ªD
Novo Usuário!
Novo Usuário!



Feminino Número de Mensagens : 7
Idade : 31
Reputação : 0
Data de inscrição : 03/06/2008

Telescópio na Sala de Aula Empty
MensagemAssunto: Re: Telescópio na Sala de Aula   Telescópio na Sala de Aula Icon_minitimeQui 25 Set 2008, 8:48 am

Então Desyrée, a idéia é boa mas vai dar um pouco de trabalho... entretanto creio que o resultado será positivo e, quem sabe assim os alunos irão se interessar mais por física, ou mesmo por astronomia... E mais, a escola precisa de um telescópio. Estou me dedicando para que este projeto dê certo. E com certeza, se você puder, aceito ajudas. Obrigada.
Ah, a idéia de um caleidoscópio é muito legal também!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Fabio Manzano - 2°D
Adiministrador
Adiministrador
Fabio Manzano - 2°D


Masculino Número de Mensagens : 56
Idade : 31
Localização : Sao Paulo, Brasil (dããã)
Reputação : 0
Data de inscrição : 22/06/2008

Telescópio na Sala de Aula Empty
MensagemAssunto: Re: Telescópio na Sala de Aula   Telescópio na Sala de Aula Icon_minitimeDom 28 Set 2008, 4:42 pm

Um adendo:

Foi incluída no grupo a aluna Isabele de Oliveira Ribon aluna do 1° C.

Já conversamos com o professor Alex em relação às lentes necessárias e todo o procedimento da confecção do telescópio, então optamos por fazer uma luneta que é mais simples e rápida (afinal temos um prazo um tanto curto gente!). Devemos nessa semana ir fazer a cotação de preços para apresentar à escola.

A conversa com o professor Alex, nos fez abrir os olhos mais par a astronomia do que somente para a ótica, e decidimos apoiar essa idéia.


Última edição por Fabio Manzano - 1°D em Qui 09 Out 2008, 10:51 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Fabio Manzano - 2°D
Adiministrador
Adiministrador
Fabio Manzano - 2°D


Masculino Número de Mensagens : 56
Idade : 31
Localização : Sao Paulo, Brasil (dããã)
Reputação : 0
Data de inscrição : 22/06/2008

Telescópio na Sala de Aula Empty
MensagemAssunto: Re: Telescópio na Sala de Aula   Telescópio na Sala de Aula Icon_minitimeSex 03 Out 2008, 9:55 am

Outro Adendo. A aluna Isabelle de Oliveira Ribon do 1ºC está impossibilitada de trabalhar conosco, por motivos maiores (treinamento para o campeonato de remo). Para tanto a aluna Taynara do 1ºD está substituindo a aluna.
Ir para o topo Ir para baixo
Fabio Manzano - 2°D
Adiministrador
Adiministrador
Fabio Manzano - 2°D


Masculino Número de Mensagens : 56
Idade : 31
Localização : Sao Paulo, Brasil (dããã)
Reputação : 0
Data de inscrição : 22/06/2008

Telescópio na Sala de Aula Empty
MensagemAssunto: Re: Telescópio na Sala de Aula   Telescópio na Sala de Aula Icon_minitimeSex 03 Out 2008, 8:43 pm

Já conseguimos coletar alguns materiais para a construção da luneta, como as lentes e o monóculo de fotografia. Mas, para a construção da luneta, serão necessários os seguintes materiais: (estão no link a seguir)

http://img527.imageshack.us/my.php?image=fisicapl7.png

Estamos recolhendo imagens para o nosso banner e estudando um pouco sobre astronomia. O professor Alex nos recomendou um planetário pelo computador que estamos pensando em utiliza-lo em nossa "banca". O planetário, para quem se interessar, chama-se Stellarium, é de graça!
Ir para o topo Ir para baixo
Fabio Manzano - 2°D
Adiministrador
Adiministrador
Fabio Manzano - 2°D


Masculino Número de Mensagens : 56
Idade : 31
Localização : Sao Paulo, Brasil (dããã)
Reputação : 0
Data de inscrição : 22/06/2008

Telescópio na Sala de Aula Empty
MensagemAssunto: Re: Telescópio na Sala de Aula   Telescópio na Sala de Aula Icon_minitimeSex 03 Out 2008, 9:36 pm

Gente, preciso da opinião de vocês. Eu tenho diversos temas que podem ser abordados, a0 construção da luneta, astronomia, ótica... o que vocês acham da criação de uns 3 modelos de folders, ou folhetos menores que vão informar 1 para montar a luneta, 1 para história dos astronomos, 1 para os diferentes telescópios existentes. eu achei que assim fica melhor do que tentar colocar todos os assuntos no mesmo folder... material para colocar nos folhetos eu tenho, vcs acham que fica muito confuso?

Obrigado!
Ir para o topo Ir para baixo
Débora Moreira 2ªD
Novo Usuário!
Novo Usuário!



Feminino Número de Mensagens : 7
Idade : 31
Reputação : 0
Data de inscrição : 03/06/2008

Telescópio na Sala de Aula Empty
MensagemAssunto: Re: Telescópio na Sala de Aula   Telescópio na Sala de Aula Icon_minitimeTer 07 Out 2008, 9:54 pm

Fábio,

Conforme conversado, desde Julho decidimos que o telescópio abordaria conceitos de ótica. E os orçamentos dos materiais que eu havia pesquisado estarão digitados. Só não me recordo se eu os entreguei para você ou se estes ficaram com o Gustavo. Acredito que não fica confuso colocar tais informações em um mesmo folder. Basta apresentarmos de forma sucinta.

Apenas uma resalva: Professor,

Acredito que a escola não liberará a "verba" á tempo para a confecção do telescópio. Portanto, seria melhor já comprar os materiais necessários. Estou pensando em comprá-los, no máximo, até este fim de semana.

Grata.
Ir para o topo Ir para baixo
Taynara - 2ºI
Novo Usuário!
Novo Usuário!



Feminino Número de Mensagens : 2
Idade : 31
Reputação : 0
Data de inscrição : 03/10/2008

Telescópio na Sala de Aula Empty
MensagemAssunto: Re: Telescópio na Sala de Aula   Telescópio na Sala de Aula Icon_minitimeQui 09 Out 2008, 10:53 am

Fábio, eu concordo com a Débora, acho que 3 folders ficarão confusos, e para as pessoas também irão receber de outros grupos talvez a atenção para 3 não seja tanta quanto esperado.

Também acredito que precisaremos conseguir os materiais inicialmente sem a contribuição da escola, talvez não dê para montar a luneta na próxima aula (10,amanhã !!) como planejado, mas para o dia 17 poderemos começar !
Ir para o topo Ir para baixo
Fabio Manzano - 2°D
Adiministrador
Adiministrador
Fabio Manzano - 2°D


Masculino Número de Mensagens : 56
Idade : 31
Localização : Sao Paulo, Brasil (dããã)
Reputação : 0
Data de inscrição : 22/06/2008

Telescópio na Sala de Aula Empty
MensagemAssunto: Re: Telescópio na Sala de Aula   Telescópio na Sala de Aula Icon_minitimeQui 09 Out 2008, 10:52 pm

Galera, comprei hoje os tubos e outras coisinhas mais para a construção da luneta... Então, começamos amanhã!!! Mão à obra, pq a gnt vai se sujar...
Ir para o topo Ir para baixo
Fabio Manzano - 2°D
Adiministrador
Adiministrador
Fabio Manzano - 2°D


Masculino Número de Mensagens : 56
Idade : 31
Localização : Sao Paulo, Brasil (dããã)
Reputação : 0
Data de inscrição : 22/06/2008

Telescópio na Sala de Aula Empty
MensagemAssunto: Re: Telescópio na Sala de Aula   Telescópio na Sala de Aula Icon_minitimeSeg 13 Out 2008, 7:40 pm

Sexta-Feira já começamos a montagem da Luneta...
Enfrentamos alguns probleminhas em relação ao foco, mas já está sendo resolvido...

Está planejado para que nessa Sexta-Feira o telescópio já esteja quase ou totalmente montado, para que aí possamos começar a montar os folhetos para distribuir na feira!


Última edição por Fabio Manzano - 1°D em Seg 13 Out 2008, 8:59 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Fabio Manzano - 2°D
Adiministrador
Adiministrador
Fabio Manzano - 2°D


Masculino Número de Mensagens : 56
Idade : 31
Localização : Sao Paulo, Brasil (dããã)
Reputação : 0
Data de inscrição : 22/06/2008

Telescópio na Sala de Aula Empty
MensagemAssunto: Re: Telescópio na Sala de Aula   Telescópio na Sala de Aula Icon_minitimeSeg 13 Out 2008, 7:59 pm

Como o professor pediu...

Para a nossa exposição, gostaríamos de informar que vamos precisar de tomadas, um computador (já temos um no grupo!) e se possível o projetor (DataShow)...
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Telescópio na Sala de Aula Empty
MensagemAssunto: Re: Telescópio na Sala de Aula   Telescópio na Sala de Aula Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Telescópio na Sala de Aula
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Video-Aula sobre Vetores

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
GEF - Grupo de estudos de Fisica :: Projetos de Pesquisa :: Grupos e Temas de Pesquisa-
Ir para: