GEF - Grupo de estudos de Fisica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

GEF - Grupo de estudos de Fisica

GEF - Grupo de estudos de Fisica
 
InícioInício  GaleriaGaleria  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Olimpíada Brasileira de Astronomia

Ir para baixo 
+8
Gustavo Matheus
Zoezer
Israel Áquila - 2º J
Dayane Cruz 2ºC
André Thomaz Mello 3ª A
Ana Luisa Gimenes 2ºA
Bruno Fernandes 1ºA
Ana Beatriz - 1º C
12 participantes
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
Ana Beatriz - 1º C
Físico - 3 Estrelas
Físico - 3 Estrelas
Ana Beatriz - 1º C


Feminino Número de Mensagens : 92
Idade : 29
Reputação : 1
Data de inscrição : 26/02/2009

Olimpíada Brasileira de Astronomia Empty
MensagemAssunto: Olimpíada Brasileira de Astronomia   Olimpíada Brasileira de Astronomia Icon_minitimeSáb 18 Abr 2009, 7:21 pm

Oii pessoal !
A OBA sera realizada no dia 15 de maio, na escola mesmo certo??
O site da OBA está ai para quem quiser ver.
http://www.oba.org.br/site/

Se algum de voces tiver alguma informação importante... eu estava vendo a prova do Ensino Médio do ano de 2008 e apesar de 'poucas questões ' é uma prova extensa. Alem de que tem algumas coisas que eu nunca vi ( isso me assutou Shocked ), vocês tem alguma coisa que possa me ajudar? study
http://www.oba.org.br/sisglob/sisglob_arquivos/provas_gabaritos/2008/Prova%20nivel%204%20da%20XI%20OBA_2008.pdf
Essa ai é a prova que eu falei =)

Valeu pessoal, abraços cherry
Ir para o topo Ir para baixo
Bruno Fernandes 1ºA
Usuário 1 Estrela
Usuário 1 Estrela
Bruno Fernandes 1ºA


Masculino Número de Mensagens : 23
Idade : 29
Reputação : 1
Data de inscrição : 06/03/2009

Olimpíada Brasileira de Astronomia Empty
MensagemAssunto: Re: Olimpíada Brasileira de Astronomia   Olimpíada Brasileira de Astronomia Icon_minitimeDom 26 Abr 2009, 5:49 pm

Até onde eu sei,é isso mesmo,dia 15 na escola.Provavekmente você nunca viu algumas coisas da porva pelo fato da variação do currículo escolar em todo o país,assim podem cair assuntos não estudados por nós.
Ir para o topo Ir para baixo
Ana Luisa Gimenes 2ºA
Usuário - 2 Estrelas
Usuário - 2 Estrelas
Ana Luisa Gimenes 2ºA


Feminino Número de Mensagens : 46
Idade : 30
Localização : Villa São Franciso
Emprego/lazer : Estudante
Reputação : 1
Data de inscrição : 26/03/2009

Olimpíada Brasileira de Astronomia Empty
MensagemAssunto: Re: Olimpíada Brasileira de Astronomia   Olimpíada Brasileira de Astronomia Icon_minitimeQua 29 Abr 2009, 4:45 pm

Até por que a gente nunca parou para estudar astronomia =S
Ir para o topo Ir para baixo
André Thomaz Mello 3ª A
Adiministrador
Adiministrador
André Thomaz Mello 3ª A


Masculino Número de Mensagens : 150
Idade : 31
Localização : Mathland.
Emprego/lazer : Nichts.
Reputação : 7
Data de inscrição : 27/06/2008

Olimpíada Brasileira de Astronomia Empty
MensagemAssunto: Re: Olimpíada Brasileira de Astronomia   Olimpíada Brasileira de Astronomia Icon_minitimeTer 05 maio 2009, 7:59 pm

Tópico movido de Demais Assuntos para Olimpíada Brasileira de Física / Astronomia :: OBA 2009

Obrigado Ana pela contribuição. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Dayane Cruz 2ºC
Novo Usuário!
Novo Usuário!



Feminino Número de Mensagens : 19
Idade : 31
Reputação : 2
Data de inscrição : 10/06/2008

Olimpíada Brasileira de Astronomia Empty
MensagemAssunto: Re: Olimpíada Brasileira de Astronomia   Olimpíada Brasileira de Astronomia Icon_minitimeQua 06 maio 2009, 9:30 pm

Gente, eu andei pesquisando algumas coisas sobre Astronomia e achei um site que tem a comparação do tamanho dos planetas e de algumas estrelas. É bem legal, tem as imagens e um filminho no final. O site é: http://www.astro.iag.usp.br/~gastao/PlanetasEstrelas/index.html.

Espero que gostem!
Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Ana Beatriz - 1º C
Físico - 3 Estrelas
Físico - 3 Estrelas
Ana Beatriz - 1º C


Feminino Número de Mensagens : 92
Idade : 29
Reputação : 1
Data de inscrição : 26/02/2009

Olimpíada Brasileira de Astronomia Empty
MensagemAssunto: Re: Olimpíada Brasileira de Astronomia   Olimpíada Brasileira de Astronomia Icon_minitimeQua 06 maio 2009, 10:01 pm

Adorei as imagens e o site Dayane ^^
da pra ter uma idéia do quanto nós somos ''insignificantes'' diante da grandeza do Universo *-*
só não consegui ver o filminho =/
Ir para o topo Ir para baixo
Ana Luisa Gimenes 2ºA
Usuário - 2 Estrelas
Usuário - 2 Estrelas
Ana Luisa Gimenes 2ºA


Feminino Número de Mensagens : 46
Idade : 30
Localização : Villa São Franciso
Emprego/lazer : Estudante
Reputação : 1
Data de inscrição : 26/03/2009

Olimpíada Brasileira de Astronomia Empty
MensagemAssunto: Re: Olimpíada Brasileira de Astronomia   Olimpíada Brasileira de Astronomia Icon_minitimeQua 06 maio 2009, 11:00 pm

Nossa !! cyclops
O que somos nós ? Meros seres humanos, diante desse Universo Imenso !
Não tem fim !
Jupter é muito maior que a Terra,
O Sol é muito maior que Jupiter !
Alnitak é muitoooo maior que o Sol,
Gama Crucis MAIOOR que Alnitak
mu Cephei gigantesco perto de Gama Crucis !!!
NAO TEEM FIM !
Adoreeei Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Israel Áquila - 2º J
Físico - 4 estrelas
Físico - 4 estrelas
Israel Áquila - 2º J


Masculino Número de Mensagens : 153
Idade : 30
Emprego/lazer : Criar jogos
Reputação : 6
Data de inscrição : 13/02/2009

Olimpíada Brasileira de Astronomia Empty
MensagemAssunto: Re: Olimpíada Brasileira de Astronomia   Olimpíada Brasileira de Astronomia Icon_minitimeQui 07 maio 2009, 10:30 am

Nós, humanos nos achamos os maiorais e, às vezes, nem sabemos ou nem ligamos para o quanto somos pequenos e insignificante em relação à grandeza do Universo. Se o Homem já acha difícil dominar a Terra, imagine tentar dominar qualquer um dos atros ou planetas apresentados no site???
O Universo e a Natureza dão 10 x 0 na gente
shuashashaua^^
Ir para o topo Ir para baixo
Ana Luisa Gimenes 2ºA
Usuário - 2 Estrelas
Usuário - 2 Estrelas
Ana Luisa Gimenes 2ºA


Feminino Número de Mensagens : 46
Idade : 30
Localização : Villa São Franciso
Emprego/lazer : Estudante
Reputação : 1
Data de inscrição : 26/03/2009

Olimpíada Brasileira de Astronomia Empty
MensagemAssunto: Re: Olimpíada Brasileira de Astronomia   Olimpíada Brasileira de Astronomia Icon_minitimeQui 07 maio 2009, 10:44 am

No way!
è melhor nem tentar dominar um desses planetas/estrelas, blablabla
( nem tem condições que matenha um ser humano lá )
Por que quando houver tecnologia para isto ( sera ??? ) Estaremos perto da 3ª Guerra Mundial = Energia Nuclear = Nada .
Ou então o nível do mar estará MEGA alto, ou o calor na terra INSUPORTÁVEL !
Entre todos os outros problemas =/
Ir para o topo Ir para baixo
Israel Áquila - 2º J
Físico - 4 estrelas
Físico - 4 estrelas
Israel Áquila - 2º J


Masculino Número de Mensagens : 153
Idade : 30
Emprego/lazer : Criar jogos
Reputação : 6
Data de inscrição : 13/02/2009

Olimpíada Brasileira de Astronomia Empty
MensagemAssunto: Re: Olimpíada Brasileira de Astronomia   Olimpíada Brasileira de Astronomia Icon_minitimeQui 07 maio 2009, 11:09 am

E quanto mais isso acontece, mais o ser humano sente a necessidade de ir para outros planetas que tenham uma condição parecida com a oferecida pela Terra. Essa é uma das razões pela qual o ser humano busca estudar o Universo.
Ir para o topo Ir para baixo
Ana Beatriz - 1º C
Físico - 3 Estrelas
Físico - 3 Estrelas
Ana Beatriz - 1º C


Feminino Número de Mensagens : 92
Idade : 29
Reputação : 1
Data de inscrição : 26/02/2009

Olimpíada Brasileira de Astronomia Empty
MensagemAssunto: Re: Olimpíada Brasileira de Astronomia   Olimpíada Brasileira de Astronomia Icon_minitimeQui 07 maio 2009, 10:09 pm

Gostei do que voce falou Israel, nunca tinha pensado por esse lado @_@
Ir para o topo Ir para baixo
Zoezer
Novo Usuário!
Novo Usuário!



Masculino Número de Mensagens : 7
Idade : 55
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/05/2009

Olimpíada Brasileira de Astronomia Empty
MensagemAssunto: Re: Olimpíada Brasileira de Astronomia   Olimpíada Brasileira de Astronomia Icon_minitimeSex 08 maio 2009, 12:07 am

Vocês se acharam insignificantes por ver o tamanho da terra? Então agora peguemos a idade média do universo, se representassemos a história dele como um ano cósmico (sendo que esse ano seria equivalente a 15 bilhões de anos terrestres) vcs sabiam que toda a história do ser humano caberia nos últimos 10 minutos desse ano!! Os últimos 10 minutos do dia 31 de dezembro desse ano cósmico!!! Toda a história humana desde os primordios dos homens das cavernas.
E que nesse calendáruio a Terra teria aparecido por volta de setembro?!! Já a nossa galáxia mãe a Via láctea teria aparecido por volta de maio!!
Dá pra pensar não?!!!
Abraços a todos
Prof Zoezer
Ir para o topo Ir para baixo
Israel Áquila - 2º J
Físico - 4 estrelas
Físico - 4 estrelas
Israel Áquila - 2º J


Masculino Número de Mensagens : 153
Idade : 30
Emprego/lazer : Criar jogos
Reputação : 6
Data de inscrição : 13/02/2009

Olimpíada Brasileira de Astronomia Empty
MensagemAssunto: Re: Olimpíada Brasileira de Astronomia   Olimpíada Brasileira de Astronomia Icon_minitimeSex 08 maio 2009, 12:15 am

Nossa!!! Que legal professor!!! É muito interessante isso. Eu já havia ouvido isso parece que na TV Cultura. É realmente muito intrigante como nós somos pequenos, novos e queremos "dominar o mundo e o Universo"
Ir para o topo Ir para baixo
Zoezer
Novo Usuário!
Novo Usuário!



Masculino Número de Mensagens : 7
Idade : 55
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/05/2009

Olimpíada Brasileira de Astronomia Empty
MensagemAssunto: Re: Olimpíada Brasileira de Astronomia   Olimpíada Brasileira de Astronomia Icon_minitimeSex 08 maio 2009, 12:23 am

Se souberem ingles tem um vídeo no youtube não sei se tem em portugues eu tenho essa série inteira em DVD chama-se COSMOS e quem a apresenta é o fantástico Carl Sagan, infelizmente já falecido e um dos meus ídolos. Assim como ele eu acredito na humanidade e que nós iremos evoluir pra uma espécie melhor ao invés de nos auto destruirmos. Vale lembrar que o homem tem uma capacidade quase infinita de se adaptar a qualquer situação. Esse otimismo dele guiou minha vida e continua guiando, alias foi por causa dele que me tornei apaixonado pela Física e Físico.





Editado por André:
Só para deixar o vídeo disponível direto aqui no fórum, ao invés de apenas seu link.
Espero que não se importe, professor.
Ir para o topo Ir para baixo
Zoezer
Novo Usuário!
Novo Usuário!



Masculino Número de Mensagens : 7
Idade : 55
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/05/2009

Olimpíada Brasileira de Astronomia Empty
MensagemAssunto: Re: Olimpíada Brasileira de Astronomia   Olimpíada Brasileira de Astronomia Icon_minitimeSex 08 maio 2009, 1:50 am

Aproveitando e fazendo algo útil tem alguns sites muito bons sobre astronomia acho que vcs podem estudar para a OBA por eles. Tem muita coisa bacana mesmo

http://www.zenite.nu/
http://astro.if.ufrgs.br/
http://www.cosmobrain.com.br/

torcendo por vcs e até a próxima
Ir para o topo Ir para baixo
André Thomaz Mello 3ª A
Adiministrador
Adiministrador
André Thomaz Mello 3ª A


Masculino Número de Mensagens : 150
Idade : 31
Localização : Mathland.
Emprego/lazer : Nichts.
Reputação : 7
Data de inscrição : 27/06/2008

Olimpíada Brasileira de Astronomia Empty
MensagemAssunto: Re: Olimpíada Brasileira de Astronomia   Olimpíada Brasileira de Astronomia Icon_minitimeSex 08 maio 2009, 7:09 pm

Acabei de assistir ao vídeo. Já havia visto em outro lugar algo osbre a insignificância de nossa existência em face do tempo que o universo possuia. Contudo, essa apresentação, por meio de datas e horas, certamente é mais chocante e clara e nos permite refletir ainda melhor o que é a humanidade à frente de tudo o que o universo já passou.
Já tinhamos a noção de nosso ínfimo, e por que não dizer, analógicamente falando, microscópico tamanho comparado com os verdadeiros gigantes de nosso universo como gama Cruxis, Antares e mu Cephei, no site postado pela Dayane. Agora podemos ver também que o tempo de nossa existência é tão mínimo quanto nosso tamanho.
Como o vídeos diz, o futuro de nosso planeta, que levou milênios para ser criado, está em nossas mãos, criaturas que surgiram apenas nos últimos minutos deste calendário cósmico.

Obrigado por compartilhar este vídeo conosco professor.

Abraços,

André.
Ir para o topo Ir para baixo
Zoezer
Novo Usuário!
Novo Usuário!



Masculino Número de Mensagens : 7
Idade : 55
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/05/2009

Olimpíada Brasileira de Astronomia Empty
MensagemAssunto: Re: Olimpíada Brasileira de Astronomia   Olimpíada Brasileira de Astronomia Icon_minitimeSex 08 maio 2009, 11:46 pm

Olha a minha ignorancia nem sabia que dava pra colocar o vídeo direto, espero que os sites também estejam ajudando. É muito bom ter tantas pessoas assim interessadas em saber mais sobre o universo. O que eu acho o melhor de tudo nesse vídeo são mesmo as palavras finais do mestre "O que irá acontecer nos primeiros segundos do próximo ano cósmico dependerá do que iremos fazer agora..." Apesar do alerta Carl Sagan nunca deixou de apostar na humanidade.
Ir para o topo Ir para baixo
Gustavo Matheus
Adiministrador
Adiministrador
Gustavo Matheus


Masculino Número de Mensagens : 95
Idade : 31
Reputação : 4
Data de inscrição : 31/05/2008

Olimpíada Brasileira de Astronomia Empty
MensagemAssunto: Re: Olimpíada Brasileira de Astronomia   Olimpíada Brasileira de Astronomia Icon_minitimeSáb 09 maio 2009, 12:36 am

Realmente, me surpreendo a cada novo vídeo que assisto sobre o Universo.

Recomendo também o DVD "Viagem Cósmica" (Cosmic Voyage), pois mostra claramente do Macro ao Micro, fazendo uma proporção de modo que exemplifique bem.

Acho que somos um Nada diante de um tudo, quando se tratar de Ser Humano x Universo.
e um tudo diante de um nada, quando tratamos de ser Humano x Menores Partículas...

Professor Zoezer, seja Bem-Vindo ao fórum. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
https://forumgef.forumeiros.com
Ana Beatriz - 1º C
Físico - 3 Estrelas
Físico - 3 Estrelas
Ana Beatriz - 1º C


Feminino Número de Mensagens : 92
Idade : 29
Reputação : 1
Data de inscrição : 26/02/2009

Olimpíada Brasileira de Astronomia Empty
MensagemAssunto: Re: Olimpíada Brasileira de Astronomia   Olimpíada Brasileira de Astronomia Icon_minitimeDom 10 maio 2009, 9:19 pm

A cada coisa que vejo sobre o Universo me encanto mais *_* é incrivel! Somos pequenos no tamanho e no tempo em que existimos, e no entando nos achamos no diereito de, como o Israel disse, querer domirar o mundo e o Universo.
Professor, obrigada pelos sites !
Ir para o topo Ir para baixo
Ana Beatriz - 1º C
Físico - 3 Estrelas
Físico - 3 Estrelas
Ana Beatriz - 1º C


Feminino Número de Mensagens : 92
Idade : 29
Reputação : 1
Data de inscrição : 26/02/2009

Olimpíada Brasileira de Astronomia Empty
MensagemAssunto: Re: Olimpíada Brasileira de Astronomia   Olimpíada Brasileira de Astronomia Icon_minitimeDom 10 maio 2009, 9:20 pm

Pessoal, uma perguntinha .... porque a lua as vezes fica amarela ?? Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
André Thomaz Mello 3ª A
Adiministrador
Adiministrador
André Thomaz Mello 3ª A


Masculino Número de Mensagens : 150
Idade : 31
Localização : Mathland.
Emprego/lazer : Nichts.
Reputação : 7
Data de inscrição : 27/06/2008

Olimpíada Brasileira de Astronomia Empty
MensagemAssunto: Re: Olimpíada Brasileira de Astronomia   Olimpíada Brasileira de Astronomia Icon_minitimeDom 10 maio 2009, 10:12 pm

Ana, já ouvi falar que isto se deve à poluição do ar. Por favor, me corrijam se esta informação estiver errada.
Ir para o topo Ir para baixo
Ana Luisa Gimenes 2ºA
Usuário - 2 Estrelas
Usuário - 2 Estrelas
Ana Luisa Gimenes 2ºA


Feminino Número de Mensagens : 46
Idade : 30
Localização : Villa São Franciso
Emprego/lazer : Estudante
Reputação : 1
Data de inscrição : 26/03/2009

Olimpíada Brasileira de Astronomia Empty
MensagemAssunto: Re: Olimpíada Brasileira de Astronomia   Olimpíada Brasileira de Astronomia Icon_minitimeDom 10 maio 2009, 10:15 pm

"porque a lua as vezes fica amarela ? " >> Pode ser idiota e errado, mas talvez porque nesse momento do raios do sol estejam atingindo a lua ( ja que ela nao tem luz propria ), com mais intensidade ! OU NÃO \o/
Ir para o topo Ir para baixo
Ana Beatriz - 1º C
Físico - 3 Estrelas
Físico - 3 Estrelas
Ana Beatriz - 1º C


Feminino Número de Mensagens : 92
Idade : 29
Reputação : 1
Data de inscrição : 26/02/2009

Olimpíada Brasileira de Astronomia Empty
MensagemAssunto: Re: Olimpíada Brasileira de Astronomia   Olimpíada Brasileira de Astronomia Icon_minitimeDom 10 maio 2009, 10:19 pm

foi isso que eu pensei também.... nos raios de Sol ^^
Ir para o topo Ir para baixo
Zoezer
Novo Usuário!
Novo Usuário!



Masculino Número de Mensagens : 7
Idade : 55
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/05/2009

Olimpíada Brasileira de Astronomia Empty
MensagemAssunto: Re: Olimpíada Brasileira de Astronomia   Olimpíada Brasileira de Astronomia Icon_minitimeDom 10 maio 2009, 10:21 pm

Sobre Lua amarela eu nunca ouvi falar mas quando ela fica vermelha é por causa de atividade vulcânica na Terra e assim sendo partículas na atmosfera dão a lua um tom avermelhado.
Ir para o topo Ir para baixo
Zoezer
Novo Usuário!
Novo Usuário!



Masculino Número de Mensagens : 7
Idade : 55
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/05/2009

Olimpíada Brasileira de Astronomia Empty
MensagemAssunto: Re: Olimpíada Brasileira de Astronomia   Olimpíada Brasileira de Astronomia Icon_minitimeDom 10 maio 2009, 10:24 pm

Pode ser que partículas de poluição façam o mesmo quanto a outras cores, acredito que o brilho da Lua deva ser amarelo pra branco devido a faixa de ondas eletromagnéticas que ela reflete da luz solar incidente.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Olimpíada Brasileira de Astronomia Empty
MensagemAssunto: Re: Olimpíada Brasileira de Astronomia   Olimpíada Brasileira de Astronomia Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Olimpíada Brasileira de Astronomia
Ir para o topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Ano Internacional da Astronomia
» Sobre a Prova da Olimpiada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
GEF - Grupo de estudos de Fisica :: Olimpíada Brasileira de Física / Astronomia :: OBA 2009-
Ir para: