GEF - Grupo de estudos de Fisica

GEF - Grupo de estudos de Fisica

InícioInício  CalendárioCalendário  GaleriaGaleria  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe

Quanto à programação.

Ir em baixo 
AutorMensagem
André Thomaz Mello 3ª A
Adiministrador
Adiministrador
André Thomaz Mello 3ª A

Masculino Número de Mensagens : 150
Emprego/lazer : Nichts.
Reputação : 7

Quanto à programação. Empty
MensagemAssunto: Quanto à programação.   Quanto à programação. Icon_minitimeTer 12 Maio 2009, 11:16 am

Estava pesquisando na internet sobre o mercado de trabalho na área de programação, que é a minha área de interesse, e acabei chegando à diversas opniões e constatações sobre alta Vs baixa plataforma.
De qualquer modo, ao longo de minha pesquisa de cursos e especializações na área, acabei me deparando com a linguagem Java, pois ouvi dizer que esta está rapidamente crescendo no mercado de trabalho. Resolvi checar o site.
Vasculhando o site do Java, porém, acabei me deparando com algo do tipo Java + Alice (Obs.: Java + You é o sloggan deles).

"Alice is an innovative programming environment that makes it easy to create animation for telling a story, playing an interactive game, or a sharing a video on the web. Alice uses 3D graphics and a drag-and-drop interface to make the learning experience fun and engaging. Designed to be a student's first exposure to object-oriented programming, it is a fun and easy way to begin learning the Java programming language. The Alice teaching tool was created by Carnegie Mellon University and is available for free at alice.org!
Java + Alice: Turning abstraction into animation."

/**Irei traduzir depois este recorte tirado do site http://www.java.com/en/java_in_action/alice.jsp, pois agora não disponho do tempo necessário. **/

Em suma, me parece um concorrente do Scratch, porém orientado para a animação 3D.

Longe de mim querer desbancar o programa Scratch à esta altura do campeonato, mas acredito que poderíamos ter a mente aberta para possíveis futuras opções de softwares de ensino de programação pós-Scratch, para aqueles que quiserem se aprofundar nesta área.

Ainda não pude baixar e testar o programa ou explorar muito mais o site (http://www.alice.org/, para quem quiser já ir dando uma olhada), mas achei interessante este programa, não apenas por propor o ensino da programação orientada para imagens para a criação de cenas e jogos como o Scratch porém em 3D, mas também por eles - os desenvolvedores do Alice - estarem conseguindo firmar ótimas parcerias para a divulgação do seu programa, com empresas renomadas (Java e Eletronic Arts, da tão famosa série The Sims).

Provavelmente este é também um programa freeware, porém, acredito que, diferente do Scratch, ele não possua a linguagem portuguesa para o seu manuseio - o que enfim deixaria os alunos ainda mais próximos da real programação, pois todos sabemos que são as linguagens de computação criadas apartir do inglês que detem a grande fatia esmagadora do mercado.

Estarei testando posteriormente o software e postarei aqui minhas opniões sobre ele.

Abraços,

André.

Adiministrador
Adiministrador
Professor Anderson

Masculino Número de Mensagens : 256
Emprego/lazer : Professor de Física
Reputação : 14

MensagemAssunto: Re: Quanto à programação.   Quanto à programação. Icon_minitimeTer 12 Maio 2009, 11:52 am

Olá André,

Este software não seria um concorrente do scratch, porque este tem somente objetivos pedagógicos. Obviamente, para animações ou jogos mais sofisticados o scratch será limitado!

De qualquer maneira, mande ver!

Abraços,

Professor Anderson
Ver perfil do usuário
Ana Luisa Gimenes 2ºA
Usuário - 2 Estrelas
Usuário - 2 Estrelas
Ana Luisa Gimenes 2ºA

Feminino Número de Mensagens : 46
Emprego/lazer : Estudante
Reputação : 1

MensagemAssunto: Re: Quanto à programação.   Quanto à programação. Icon_minitimeTer 12 Maio 2009, 7:20 pm

Então professor, talvez esse programa possa ser ainda mais adequado do que o Scratch para ajudarmos aquelas pessoas, no projeto paralelo !
Pelo o que eu pude ler esse programa ( Alice + Java, ou Alice ) é bem interessante, depois que conseguir baixa-lo diga o que achou Wink
Obrigada pela informação ^^
Ver perfil do usuário
Ana Beatriz - 1º C
Físico - 3 Estrelas
Físico - 3 Estrelas
Ana Beatriz - 1º C

Feminino Número de Mensagens : 92

MensagemAssunto: Re: Quanto à programação.   Quanto à programação. Icon_minitimeTer 12 Maio 2009, 10:42 pm

Não consegui baixar o programa =/
Verdade, mesmo o programa não tendo fins pedagógicos , poderiamos montar ''apresentações'' com esse fim . O programa é interessante mesmo, mas eu gosto do meu gatinho do Scratch Surprised
Ver perfil do usuário
Professor Anderson
Adiministrador
Adiministrador
Professor Anderson

Masculino Número de Mensagens : 256
Emprego/lazer : Professor de Física
Reputação : 14

MensagemAssunto: Re: Quanto à programação.   Quanto à programação. Icon_minitimeQua 13 Maio 2009, 2:21 am

Acho que ainda temos muito que aprender com o scratch!

Além disso, temos que levar em consideração a portabilidade, tamanho e o fato de estar em português!

Acredito ainda, que o importante é que as pessoas, professore a alunos utilize o software para aprender alguma coisa, como Física.

Vamo ter uma primeira experiência, com vcs da primeira série, no segundo bimestre! Explico melhor depois das férias!

E apoio, contudo, que vcs pesquisem outros recursos, pois precisamos estar sempre de "mente aberta", ainda mais neste campo em que as coisas se parefeiçoam rapidamente. Mas vamos com PARCIMÔNIA!

Abraços a Todos!

Professor pig
Ver perfil do usuário
Israel Áquila - 2º J
Físico - 4 estrelas
Físico - 4 estrelas
Israel Áquila - 2º J

Masculino Número de Mensagens : 153
Emprego/lazer : Criar jogos
Reputação : 6

MensagemAssunto: Re: Quanto à programação.   Quanto à programação. Icon_minitimeQua 13 Maio 2009, 8:10 am

Professor,

O interessante do Java (Alice) é o fato de fazer animações (ou jogos) em 3D.
Ver perfil do usuário
Ana Luisa Gimenes 2ºA
Usuário - 2 Estrelas
Usuário - 2 Estrelas
Ana Luisa Gimenes 2ºA

MensagemAssunto: Re: Quanto à programação.   Quanto à programação. Icon_minitimeQua 13 Maio 2009, 9:44 am

Jogos ? Mas Jogos com fins pedagogicos né ?
Realmente Ana, o gatinho do Scratch é tudo. Eu viajo nas programações
\ e meu irmão de 9 anos, já sabe fazer um monte de coisas /
è muito legal mesmo
Ver perfil do usuário
Ana Beatriz - 1º C
Físico - 3 Estrelas
Físico - 3 Estrelas
Ana Beatriz - 1º C

Feminino Número de Mensagens : 92

MensagemAssunto: Re: Quanto à programação.   Quanto à programação. Icon_minitimeQua 13 Maio 2009, 12:08 pm

O que o professor falou sobre a portabilidade e o fato de estar em português é importante, porque não adianta usarmos um programa bom, que seja dificil de manusear.
SEREMOS COBAIAS Laughing
Ver perfil do usuário
Israel Áquila - 2º J
Físico - 4 estrelas
Físico - 4 estrelas
Israel Áquila - 2º J

Masculino Número de Mensagens : 153
Emprego/lazer : Criar jogos
Reputação : 6

MensagemAssunto: Re: Quanto à programação.   Quanto à programação. Icon_minitimeQui 14 Maio 2009, 10:16 am

Mas, na minha opinião, seria bom aprender um programa de difícil manuseio porque nunca se sabe se vamos usá-lo. E conhecimento nunca é muito.
Ver perfil do usuário
André Thomaz Mello 3ª A
Adiministrador
Adiministrador
André Thomaz Mello 3ª A

Masculino Número de Mensagens : 150
Emprego/lazer : Nichts.
Reputação : 7

MensagemAssunto: Re: Quanto à programação.   Quanto à programação. Icon_minitimeQui 21 Maio 2009, 7:59 am

Gente, vim postar aqui minhas impressões sobre o programa, que já o baixei e dei uma mexida.
A primeira vista, o programa se assemelha bastante ao Scratch, pois possui o mesmo esquema de pegar e puxar os comandos que você deseja que sejam executados, porém bem menos colorido.
Lógicamente, por se tratar de um programa de animação de 3 dimensões, o Alice possui mais comandos que o Scratch, criado para ser trabalhado apenas em duas.
Para minha surpresa, diferente do scratch, quando mandamos um personagem se mover de um ponto à outro ele realmente se move, com todos os movimentos de perna e braços, ao invés de apenas deslizar. Imaginei que neste programa, para fazer com que os personagens efetuassem todos os movimentos de realmente andar, teriamos de o fazer frame por frame, o que não é necessário. Ao final do projeto, isso dá o ar de um programa muito mais trabalhoso do que realmente foi.
O tutorial nele integrado facilita bastante a compreenção de seu funcionamento e as possibilidades de criação de animações. Vale avisar, porém, que este é dado em inglês.
Alice não deixa nada a desejar comparado com o Scratch, sendo na verdade uma fusão de mundo 3D com a essencia do Scratch -- uma ferramenta de programação de situações, cenas e jogos com uma linguagem acessível e simples.
O site para download do programa é este.
Uma opção interessante para quem já está se acostumando com o Scratch e busca uma animação mais arrojada.
Vale ressaltar que o programa, como o Scratch, é um freeware, ou seja, é grátis para download e uso de todos.

Abraços,

André.

Usuário - 2 Estrelas
Usuário - 2 Estrelas
Ana Luisa Gimenes 2ºA

MensagemAssunto: Re: Quanto à programação.   Quanto à programação. Icon_minitimeQui 21 Maio 2009, 9:01 am

Obrigada pelas dicas !
Vou baixar sim, apanhar um pouquinho com o Ingles, mas eu uso dicionario online, e
ver o que essa belezinha pode fazer, o que eu posso fazer com o programa na verdade.

Abraços
Ver perfil do usuário
Danilo Takehara 1ºA
Usuário 1 Estrela
Usuário 1 Estrela

Masculino Número de Mensagens : 26
Reputação : 0

MensagemAssunto: Re: Quanto à programação.   Quanto à programação. Icon_minitimeQua 10 Jun 2009, 7:40 pm

eu acho que devemos começar no scratch, que oferece uma base de programaçao, me assim que pegarmos a "manha", evoluirmos para um programa mais sofisticado, mesmo porque para criarmos por exemplo o nosso jogo no scratch, utilizamos um monte de outros para complementar o scratch, como editor de imagens gimp, que subistitui e muito bem o photoshop, uma funçao de cartunizar imagens encontradas na internet, entao acho que sim, devemos aprender a mexer no scratch, mas evoluir é presciso
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Quanto à programação.   Quanto à programação. Icon_minitime

Quanto à programação.
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Um poligono tem p lados. De quanto
» numeros naturais de 3 algarismos...
» Número de divisores
» dúvida em juros compostos!
» observador em meios mais refringentes

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
GEF - Grupo de estudos de Fisica :: Demais Assuntos :: Scratch-
Ir para: