Professor Anderson Adiministrador
Número de Mensagens : 256 Idade : 48 Emprego/lazer : Professor de Física Reputação : 14 Data de inscrição : 11/06/2008
| Assunto: Questão da Gabrielle-2B, FUVEST de Cinemática Ter 05 Ago 2008, 12:02 pm | |
| Professor!
Gostaria, se puder, que me ajudasse em um exercício da FUVEST 2006 que estava vendo...
Tentei usar a fórmula s=s0+v.t do movimento uniforme mas não deu muito certo pois o exercício não fornece a distância final nem a inicial. Esta é a fórmula correta?Este é o exercício:
Um ônibus e um carro trafegam em uma estrada plana, mantendo velocidades contantes em torno de 100km/h e 75km/h, respectivamente. Os dois veículos passam lado a lado em um posto de pedágio. Quarenta minutos (2/3 hora) depois, nessa mesma estrada, o motorista do ônibus vê o automóvel ultrapassá-lo. Ele supõe, então, que o automóvel deve ter realizado, nesse período, uma parada com duração de: a) 4 minutos b) 7 minutos c) 10 minutos d) 15 minutos e) 25 minutos | |
|
Professor Anderson Adiministrador
Número de Mensagens : 256 Idade : 48 Emprego/lazer : Professor de Física Reputação : 14 Data de inscrição : 11/06/2008
| Assunto: Re: Questão da Gabrielle-2B, FUVEST de Cinemática Ter 05 Ago 2008, 12:04 pm | |
| Oi Gabrielle,
Puxa que legal, até que enfim!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Posso encaminhar esta dúvida para todos do grupo?
Bem Gabrielle, veja no que pensei:
O carro ultrapassou o caminhão depois de 40 minutos (2/3h), ou seja, o caminhão percorreu uma distância de 50 km.
Velocidade=Distância/tempo 75km/h=Distância/(2/3h) Distância=75km/h x 2/3h=50km
Se o carro não tivesse parado ele teria percorrido esta distância (50km) em somente 30 minutos:
Velocidade=Distância/tempo 100km/h=50km/Tempo Tempo = 50km/(100km/h) Tempo = 1/2h = 30 minutos
Então, subtraindo o tempo encontrado do tempo de ultrapassagem, temos:
40 min - 30 min = 10 min
Acho que é isso!
Abraços,
Prof. Anderson | |
|
Bernardo Ribeiro 2°A Usuário 1 Estrela
Número de Mensagens : 35 Idade : 31 Localização : Rio de Janeiro Emprego/lazer : Estudar e ler sobre Física, Matemática e Química, assistir ao Discovery Channel, praticar xadrez e games Reputação : 0 Data de inscrição : 25/10/2009
| Assunto: Re: Questão da Gabrielle-2B, FUVEST de Cinemática Qua 28 Out 2009, 5:09 pm | |
| Olá Professor! Eu sei que já faz um bom tempo que essa questão está neste fórum, mas só para falar que eu verifiquei aqui essa questão e também acho que é exatamente o que o senhor fez... faz sentido o seu raciocínio na questão! A resposta certa é C) 10 minutos Abraço Bernardo | |
|
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Questão da Gabrielle-2B, FUVEST de Cinemática | |
| |
|