EQUIPE BRASILEIRA CONQUISTA, NO VIETNÃ, MEDALHAS DE PRATA, DE BRONZE E MENÇÕES HONROSAS
No dia 30 de julho último voltou do Vietnã a equipe brasileira da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) que participou da 39ª International Physics Olympiad (IPhO). A delegação brasileira foi acompanhada pelo Prof. Euclydes Marega Júnior do Instituto de Física da USP - S. Carlos. A IPhO ocorreu de 20 a 29 de julho na cidade de Hanói com a participação de 381 estudantes de 82 paises. Nossa equipe, selecionada e preparada pela Olimpíada Brasileira de Física (OBF) com a supervisão do Prof. Marega e Coordenadores Estaduais, foi formada pelos estudantes Alex Atsushi Takeda – PR (Medalha de Bronze), André Gentil G. Agostinho – PE (Menção Honrosa), Guilherme V. Alves da. Costa - SP (Medalha de Prata), Rafael Parpinel Carvina - SP (Menção Honrosa) e Vitor Mori - SP. O Brasil já conquistou na IPhO medalhas de bronze e menções honrosas mas esta é a primeira vez que trazemos uma medalha de prata, ficando com a melhor classificação entre os países latino-americanos; em seguida ficou Cuba, que tem uma larga tradição nesse tipo de evento.
A Olimpíada Brasileira de Física (OBF) é um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF) destinada aos estudantes do ensino médio e último ano do ensino fundamental e que conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os estudantes que formaram a equipe brasileira para a 39ª IPhO iniciaram sua maratona de estudos em 2006, quando cursavam a primeira série do ensino médio e tiveram as melhores classificações entre os 65.000 (sessenta e cinco mil) estudantes que participaram da OBF2006. Durante 2007 e o primeiro semestre de 2008 foram orientados por professores, participaram de estágio na USP e fizeram provas teóricas, experimentais e orais, até serem selecionados.
Parabéns a nossa delegação, aos Colégios e Professores que apóiam a Olimpíada Brasileira de Física e dela participam e a toda a equipe - Coordenadores Estaduais, Secretaria da OBF- que fez o acompanhamento e preparação dos estudantes.
Professor José David M. Vianna
Presidente da Comissão da OBF.
Quem sabe, no ano que vem, tem alguém da nossa escola, integrando a equipe brasileira hein?